1 – A maioria das conjuntivites é bacteriana. MITO a maior parte das conjuntivites a afetar pessoas saudáveis é viral, causada por vírus semelhante ao da gripe

2 – Conjuntivite pega pelo ar. MITO Geralmente a conjuntivite viral é transmitida pelo contato indireto, através de mãos ou objetos contaminados.

3 – Quem tem conjuntivite deve trocar toalhas e fronha de travesseiro todo dia. MITO A pessoa já está contaminada e não vai mais pegar o mesmo vírus, o que devemos evitar é compartilhar estes objetos com outras pessoas.

4 – Quando começar com conjuntivite tem que usar colírio de antibiótico para “cortar” a doença. MITO Como dissemos a conjuntivite em olhos saudáveis é viral em mais de 90% dos casos, desta maneira é como uma gripe e depende do nosso sistema imunológico para melhorar, sem necessidade de uso de colírio antibiótico.

5 – Só existe conjuntivite viral e bacteriana. MITO Geralmente a conjuntivite que a pessoa “pega” em olhos saudáveis é adenoviral, mas a conjuntivite alérgica também é bastante comum. Neste caso a pessoa sabe que tem a alergia e costuma usar medicamentos para diminuir a coceira. Outras conjuntivites mais raras incluem as causadas por outros micro organismos como bactérias, herpes, clamidia, etc

6 – Ontem tive contato com uma pessoa com conjuntivite e hoje comecei a ter sintomas. MITO Geralmente a conjuntivite viral tem um período de incubação, desde que a pessoa teve contato com o vírus até desenvolver a doença, e este período costuma ser cerca de 4 dias.

7 – Pessoas com alergia nos olhos pegam mais conjuntivite. VERDADE A conjuntivite alérgica faz os olhos coçarem e o paciente colocar mais a mão na pálpebra, aumentando a chance de se contaminar com o vírus da conjuntivite.

8 – Nadar em piscina ou mar aumenta a chance de pegar conjuntivite. VERDADE Nadar em água contaminada aumenta a chance de ter infecções no olho, principalmente conjuntivite viral já que o virus geralmente não é morto pelo cloro ou pelo sal da água do mar.

9 – Existem conjuntivites leves e conjuntivites mais graves. VERDADE Como no caso de uma gripe, existem conjuntivites que se manifestam mais leves e outras que causam maior inflamação e outras complicações como presença de “membranas” e machucados na córnea. Isso depende do tipo de vírus mas também da imunidade de cada paciente.

10 – Quem está com conjuntivite não pode usar lente de contato. VERDADE geralmente a conjuntivite inflama bastante os olhos e gera aumento do muco (remela), nestes casos é melhor usar os óculos até que o olho se recupere antes de utilizar lentes de contato.

Artigo escrito pela equipe da Clínica Belfort. Atualizado em 2018. Proibida reprodução parcial ou total sem autorização. Este artigo e vídeo contêm apenas informações gerais sobre doenças oculares e não substitui a avaliação por médico oftalmologista.

10 Mitos e Verdades sobre conjuntivites