Agendamento
Telefone: (55) 11 3062-0517

7 dicas para manter os olhos saudáveis

Os olhos de maneira geral não precisam de cuidados super especiais nos pacientes saudáveis, a lágrima e as pálpebras protegem e lubrificam a superfície dos olhos. Dito isso, alguns cuidados ajudam a manter os olhos saudáveis:

1 – De vez em quando compare a visão dos dois olhos. É muito comum que um olho tenha uma doença e, já que o segundo olho continue enxergando bem, o paciente demore para perceber. Especialmente depois dos 50 anos de idade é fundamental comparar a visão dos dois olhos uma vez por semana. Crie uma rotina de testar sempre no começo da partida de futebol, no começo da missa, ou de alguma atividade semanal. Avise teu oftalmologista se perceber algo diferente.

2 – Cuidado com atividade excessiva no celular em crianças pequenas. Alguns trabalhos científicos sugerem que utilizar celular ou tablet muito perto dos olhos pode ajudar a estimular a miopia. Limite o número de horas de atividade com estes dispositivos e oriente a utilizar numa distância saudável, não muito perto do rosto.

3 – Cuidado com traumas e acidentes. Nos jovens a principal causa de perda de visão é por acidentes. Infelizmente no Brasil temos cultura de que óculos de proteção é desnecessário porque nada vai acontecer. Qualquer atividade em casa que ofereça risco de fragmentos atingirem os olhos como bater um prego, atividade de marcenaria e de solda também merecem uso de equipamento de proteção. Cuidado também com jovens e crianças em atividades que envolvam projéteis como paintball ou arminhas que atirem. Fogos de artifício também são uma grande causa de acidentes oculares que muitas vezes levam à cegueira irreversível.

4 – Cuide bem da saúde do corpo. Diabetes descompensado continua sendo uma causa muito comum de cegueira. Infelizmente grande parte da população de diabéticos no Brasil nem sabe que tem a doença e muitos diabéticos não fazem tratamento adequado, levando a problemas nos rins, coração, pés e olhos. Infelizmente quando a diabetes afeta a retina existe grande chance de ficar cego. Fumar e ser obeso também oferecem risco à saúde dos olhos e à visão.

5 – Evite dormir com lentes de contato. Apesar das lentes de contato estarem cada vez mais modernas e o risco de dormir com elas seja relativamente pequeno ainda é recomendado dormir sem as lentes já que alguns trabalhos sugerem que dormir com a lente de contato pode aumentar em até 20x o risco de uma infecção na córnea. Também evite que a lente tenha contato com água de torneira ou soro fisiológico, ela deve ter contato apenas com a solução multiuso, a não ser que teu oftalmologista tenha alguma orientação específica no teu caso.

6 – Cuidado com a auto medicação. Claro que usar um colírio de lágrima artificial não faz mal, mas fale com teu oftalmologista antes de usar outros tipos de colírio. Alguns colírios como o de corticóide podem ter efeitos colaterais sérios e irreversíveis.

7 – Consulte teu oftalmologista regularmente. Depois dos 40 anos de idade é recomendável check-up a cada 2 anos pelo menos e depois dos 60 anos a cada ano para pacientes saudáveis. Claro que se você tiver alguma doença ou fator de risco teu oculista pode pedir que você venha com frequencia maior.

Artigo escrito pela equipe da Clínica Belfort. Atualizado em 2018. Proibida reprodução parcial ou total sem autorização. Este artigo e vídeo contêm apenas informações gerais sobre doenças oculares e não substitui a avaliação por médico oftalmologista.