Enucleação e Evisceração

Enucleação e evisceração são cirurgias para remover o olho, geralmente em casos de acidente grave, olho cego doloroso ou câncer ocular.

Enucleação é a remoção do globo ocular inteiro e a evisceração é a remoção do conteúdo ocular, preservando as camadas externas do olho. O resultado estético das duas cirurgias é semelhante.

Causas

As razões que levam a enucleação e evisceração incluem traumas graves, onde é impossível a reconstrução do globo ocular,  olhos que perderam a visão e são dolorosos, olhos cegos com aspecto estético comprometido e ainda, os casos de tumores que crescem no interior do olho e não são tratáveis com outras técnicas.

Tratamento

Na enucleação, o olho é removido, mas preservando os músculos que movem o olho. É colocado um implante que preenche o volume do olho removido; este implante dura o resto da vida.

Durante a evisceração os conteúdos são removidos apenas de dentro do olho, preservando a esclera ou branco do olho, a conjuntiva, os músculos que movem o olho e todas as outras estruturas da órbita. Para repor o volume perdido, o implante orbitário deve ser colocado cirurgicamente.

O implante é uma esfera que repõe o volume do olho removido e permite que a prótese tenha algum movimento, melhorando a estética do paciente. Desta maneira, tenta-se preservar ao máximo a movimentação ocular.
Após a operação, a conjuntiva é fechada sobre o implante e coloca-se uma lente de acrílico transparente chamada “conformador”. Esta lente permite a moldagem da área operada até a adaptação de uma lente escleral pintada ou prótese ocular.

A Clínica Belfort possui a solução mais completa para as doenças oculares. Além de tratamentos com os melhores profissionais do país, a clínica conta com os mais diversos exames e cirurgias oftalmológicas.

Para agendar uma consulta com a nossa equipe, é só entrar em contato por e-mail ou ligar em um dos nossos telefones.

Artigo escrito pela equipe da Clínica Belfort. Proibida reprodução parcial ou total sem autorização. Este artigo e vídeo contêm apenas informações gerais sobre doenças oculares. Este texto não substitui a avaliação por oftalmologista.