Agendamento
Telefone: (55) 11 3062-0517

Diplopia é a alteração da posição dos olhos que causa visão dupla. A visão dupla pode ser mínima e percebida apenas como visão borrada, ou causar o aparecimento de duas imagens que podem estar lado a lado ou uma em cima da outra.

A diplopia é causada por alteração nos músculos ou nervos ao redor dos olhos e, como regra, não é uma doença do olho propriamente dito, mas da posição dos olhos.

Auto exame

Para verificar se existe diplopia o paciente pode fazer um teste rápido e simples: tampar um olho de cada vez. A visão dupla deve desaparecer com um dos olhos tampados e existir apenas com os dois olhos enxergando ao mesmo tempo.

Causas

Existem diversas causas para a diplopia. Examinando o paciente o oftalmologista consegue determinar qual o músculo ou nervo acometidos e, com isso, a causa mais provável para a visão dupla. Algumas destas causas incluem diabetes, pressão alta, trauma, acidente vascular cerebral (derrame) e outras doenças como tumores, aneurismas, doença de graves ou alterações mais raras como esclerose múltipla, miastenia gravis, etc.

Tratamento

O tratamento da visão dupla depende da causa e o mais importante é excluir causar raras, mas graves, de doenças que ameaçam a vida do pacientes. Exemplos destas doenças são aneurisma cerebral e tumores cerebrais. Depois de descartadas estas doenças o médico pode corrigir a visão dupla com óculos especiais, aplicação de botox® ou até mesmo cirurgia. Um tratamento temporário é ocluir um olho para conseguir enxergar melhor.

Este artigo e vídeo foram produzidos pela equipe da Clínica Belfort. Proibida reprodução parcial ou total sem autorização. Estas informações são gerais e não substituem consulta com médico oftalmologista.