Agendamento
Telefone: (55) 11 3062-0517

Alguns pacientes apresentam opacidades, “sujeirinhas” ou “mosquinhas” na visão. É comum que o paciente veja estas opacidades flutuando de um lado para o outro, principalmente quando está em ambiente claro e bem iluminado. Estas opacidades recebem o nome de “moscas volantes” (ou floatters, em inglês).

Estas opacidades estão localizadas no fundo do olho, que é preenchida por um gel transparente chamado vítreo. Este gel fica em contato com a retina, que é a estrutura que reveste o olho por dentro, como um papel de parede. Com a idade e outros fatores como miopia, trauma ou inflamação este vítreo se descola da retina. Este é um processo natural, que acontece em todos os pacientes. Com o descolamento do vítreo, pode haver deposição de pigmento ou sangue que ficam flutuando no vítreo e são percebidos pelo paciente como uma “sujeira” ou “mosquinha”, daí o nome moscas volantes.

Este pigmento fica flutuando dentro do olho e pode causar desconforto para o paciente. Raramente, quando o vítreo descola da retina ele pode causam um pequeno machucado que, se não tratado, pode causar descolamento de retina, que é uma doença grave e com potencial de cegar. Por isso recomenda-se que pacientes que apresentem moscas volantes ou piora das moscas volantes sejam examinados, para garantir que não exista lesão de retina.

Outro sintoma de tração retiniana que merece destaque é a visão de “flashes de luz” pelo paciente. Alguns pacientes descrevem este sintoma como uma chuva luminosa na periferia da visão. Este sintoma sugere que o vítreo esteja descolando e puxando a retina, sendo recomendado que o paciente seja examinado para garantir que a retina não tenha sido rasgada pelo vítreo.

Normalmente nossos pacientes com estes sintomas são examinados com a pupila dilatada e, se for observada lesão de retina pode ser necessária aplicação de laser, para diminuir a chance de descolamento da retina. No caso de exame normal os pacientes são orientados sobre os sinais de piora e riscos de descolamento.

 

Veja mais dúvidas:

 

Qual o motivo de enxergar um pontinho preto ou “mosquinha” na visão?

 

Doenças Relacionadas:

Moscas Volantes

Miopia

 

Exame Relacionado:

Mapeamento de Retina

 

Cirurgia Relacionada:

Descolamento de Retina