Agendamento
Telefone: (55) 11 3062-0517

Presbiopia é a baixa de visão para perto (para leitura) depois dos 40 anos. Alguns pacientes chamam esta alteração normal da idade de “braço curto” ou “vista cansada”. Todo paciente depois dos 40 anos de idade apresenta dificuldade para leitura (visão para perto). Os pacientes míopes têm vantagem porque se tirarem os óculos para longe a visão de perto melhora.

Este problema acontece com todos e nem é considerado uma doença. Com a idade o problema piora, até estabilizar com cerca de 55 anos de idade. A melhor maneira de corrigir esta dificuldade para perto é com óculos ou lentes de contato. Tanto faz usar óculos para perto ou óculos multifocais. Inclusive óculos prontos, “genéricos”, podem ser utilizados em pacientes que não precisam de óculos para longe e nem grande diferença entre os graus dos dois olhos. Estes óculos prontos vendidos em farmácias, camelôs ou em qualquer loja nos Estados Unidos e Europa não fazem mal para a saúde, mas podem ser mais feios ou menos confortáveis do que os óculos feitos sob medida numa ótica.

A lente de contato pode ajudar a ter independência dos óculos. Ainda não existe cirurgia que corrija de maneira satisfatória a visão para perto e para longe depois dos 40 anos de idade, mas teu médico pode explicar das opções que existem.

Depois dos 40 anos de idade ficamos mais dependentes de boa luz e bom contraste para enxergar bem para perto. Além dos óculos procure ambiente bem iluminado ou com um foco de luz iluminando o texto para tornar sua leitura mais agradável.

Este texto e vídeo foram produzidos pela equipe da Clínica Belfort. Proibida reprodução parcial ou total sem autorização. Este texto e vídeo contém apenas informações gerais sobre doenças oculares além de orientações para pacientes da Clínica Belfort e não substitui a avaliação por médico oftalmologista.