fundoscopia, oftalmoscopia ou exame de fundo de olho é o exame em que se visualizam as estruturas do fundo de olho, dando atenção ao nervo óptico, os vasos retinianos, e a retina propriamente dita, especialmente sua região central denominada mácula.

Também chamado de mapeamento da retina, faz parte do exame oftalmológico completo. Neste exame as pupilas do paciente são dilatadas com uso de colírio, permitindo que o médico oftalmologista enxergue a parte do fundo do olho e avalie o nervo óptico, a retina, os vasos e a mácula.

Para este exame o médico usa um aparelho especial parecido com um capacete, que projeta luz nos olhos do paciente e permite ver o fundo do olho com a ajuda de uma lente especial. Depois do exame o paciente fica algumas horas de pupila dilatada.

Este exame é fundamental para identificar doenças da retina e nervo óptico como retinopatia diabética, glaucoma, tumores oculares, entre outras doenças.

Este é uma fotografia do fundo de olho que mostra o que o médico vê durante o exame:

A Clínica Belfort possui a solução mais completa para as doenças oculares. Além de tratamento com os melhores profissionais do país, a clínica conta com os mais diversos exames e cirurgias oftalmológicas.

Para agendar uma consulta com a nossa equipe, é só entrar em contato por e-mail ou ligar em um dos nossos telefones.

Veja mais:

Em que situação realiza-se um transplante de córnea? O sucesso é garantido?

Existe alguma característica específica da dor de cabeça de origem ocular? Em que situação ela costuma se manifestar?

Quando devo procurar um oftalmologista?

Doenças relacionadas:

Retinopatia Diabética

Exames relacionados:

Curva Tensional Diária

Mapeamento de Retina

Campimetria

Gonioscopia

Cirurgias relacionadas:

Cirurgia de Glaucoma

Texto produzido pela clínica Belfort proibida reprodução sem autorização. Atualizado em 2018.