Agendamento
Telefone: (55) 11 3062-0517

Glaucoma é o nome de um grupo de doenças distintas que envolvem pressão intraocular associada a doença do nervo óptico (neuropatia óptica). Na grande maioria dos casos de glaucoma a pressão intraocular é elevada e um fator de risco para o desenvolvimento da lesão nervosa. Também é possível uma pessoa desenvolver dano no nervo com pressão intraocular normal, apesar de raro. Além do exame médico alguns exames especiais ajudam no diagnóstico do glaucoma, como fotografia do nervo, campo visual e exame de OCT.

Reduzir a pressão diminui a perda visual e é a forma de tratar esta doença. O tratamento geralmente é feito com colírio, mas as vezes é necessário operar. Laser também pode ser utilizado em alguns casos. Se não for tratado, o glaucoma leva ao dano permanente do disco óptico da retina, causando uma perda progressiva do campo visual.

Por ser uma doença silenciosa, é a segunda maior causa de cegueira irreversível no mundo segundo dados da Organização Mundial de Saúde. Uma vez diagnosticado, o glaucoma não possui cura, mas pode ser controlado através de tratamento, impedindo sua evolução e a cegueira.

O diagnóstico precoce do glaucoma pode evitar futuras complicações, a progressão ou até mesmo a cegueira por causa da doença. Por isso, a consulta a um oftalmologista deve ser feita anualmente depois dos 40 anos de idade.

Geralmente solicitamos exames nos seguintes laboratórios: Laboratório Fleury e Instituto da Visão. Estes são os laboratórios mais precisos e com os melhores equipamentos do Brasil. Os exames podem ser cobertos pelo convênio de saúde, dependendo do plano de cada paciente.

A Clínica Belfort possui a solução mais completa para as doenças oculares presentes na população. Além de tratamentos com os melhores profissionais do país, a clínica conta com os mais diversos exames oftalmológicos.

Para agendar uma consulta e realizar esse exame com a nossa equipe, é só entrar em contato por e-mail ou ligar em um dos nossos telefones.