O mapeamento da retina faz parte do exame oftalmológico completo. Neste exame as pupilas do paciente são dilatadas com uso de colírio, permitindo que o médico oftalmologista enxergue a parte do fundo do olho e avalie o nervo óptico, a retina, os vasos e a mácula.

Para este exame o médico usa um aparelho especial parecido com um capacete, que projeta luz nos olhos do paciente e permite ver o fundo do olho com a ajuda de uma lente especial. Depois do exame o paciente fica algumas horas de pupila dilatada.

Esta é uma fotografia que mostra o que o médico vê durante o exame de mapeamento de retina. Observamos a retina, os vasos sanguíneos, o nervo óptico e a área da mácula:

Este exame é fundamental para identificar doenças da retina e nervo óptico como retinopatia diabética, glaucoma, tumores oculares, entre outras doenças.

A Clínica Belfort possui a solução mais completa para as doenças oculares. Além de tratamento com os melhores profissionais do país, a clínica conta com os mais diversos exames e cirurgias oftalmológicas. Artigo produzido pela clínica Belfort proibida reprodução sem autorização. Atualizado em 2018.

Para agendar uma consulta com a nossa equipe, é só entrar em contato por e-mail ou ligar em um dos nossos telefones.

Veja mais:

Qual o motivo de enxergar um pontinho preto ou “mosquinha” na visão?

Em que situação realiza-se um transplante de córnea? O sucesso é garantido?

Existe alguma característica específica da dor de cabeça de origem ocular? Em que situação ela costuma se manifestar?

Quando devo procurar um oftalmologista?

Doenças relacionadas:

Moscas Volantes

Retinopatia Diabética

Exames relacionados:

Tonometria de Aplanação

Curva Tensional Diária

Campimetria

Gonioscopia

Fundoscopia (Fundo de Olho)

Cirurgias relacionadas:

Descolamento de Retina