Agendamento
Telefone: (55) 11 3062-0517

Retinografia é uma fotografia colorida do fundo de olho. Ela mostra o que o médico vê quando faz o exame de “fundo de olho” ou “mapeamento de retina”. A retinografia serve para documentar a retina para comparação futura ou para mostrar para o paciente o que o médico viu durante o exame.

Para realizar o exame o paciente tem as pupilas dilatadas e o médico ou técnico usa uma câmera especial para fazer a fotografia.

Exemplo de retinografia convencional:

Retinografia
Retinografia do olho esquerdo – Exame normal

 

Alguns aparelhos mais modernos permitem fotografar maior área da retina, como percebemos na imagem abaixo:

Achamos que devem ser solicitados o menor número possível de exames para um diagnóstico preciso, evitando gasto financeiro e de tempo do paciente. Nem a clínica Belfort nem qualquer de nossos médicos recebe qualquer benefício econômico em relação a exames complementares realizados fora da clínica.

Geralmente solicitamos exames oftalmológicos nos seguintes laboratórios: Laboratório Fleury e Instituto da Visão ou sob cuidados de médicos específicos no caso de exames de ultrassom ocular. Estes são os laboratórios mais precisos e com os melhores equipamentos do Brasil. Os exames podem ser cobertos pelo convênio de saúde, dependendo do plano de cada paciente.

Artigo escrito pela equipe da Clínica Belfort. Atualizado em 2018. Proibida reprodução parcial ou total sem autorização. Este artigo e vídeo contêm apenas informações gerais sobre doenças oculares. Este texto não substitui a avaliação por oftalmologista.