Auto exame de mácula

Mácula é a região da retina responsável pela visão central de detalhes. Doenças na mácula causam alteração no centro da visão, como alteração da forma dos objetos ou "manchas escuras". Pode ser difícil perceber se a visão do olho doente está piorando, especialmente quando o outro olho é bom e por isso o exame da visão com uma tela de Amsler é útil.

Pacientes com alteração macular, especialmente degeneração macular relacionada à idade (DMRI) devem fazer um teste semanal para ver se houve piora do quadro. Detectando piora precocemente temos condição de tratar a causa da piora e muitas vezes é possível recuperar a visão e impedir que mais perda ocorra.

O paciente deve fazer um auto-exame e para este exame utilizamos uma tela quadriculada chamada de tela de Amsler, semelhante às imagens abaixo. Percebendo alteração, procure seu oftalmologista para determinar se a mácula está doente.

Como fazer o exame:

1 - O paciente deve estar em um ambiente bem iluminado, usando os óculos de leitura.

2 - Deve-se segurar a tabela à uma distância de aproximadamente 30 centímetros dos olhos e observar o ponto central na tela de Amsler. Examina-se primeiro com o olho direito (tampando o olho esquerdo) e depois com o olho esquerdo (tampando o direito).

3 - Sempre observando o ponto central, deve-se buscar alteração do formado das grades ao redor.

Abaixo temos exemplos do exame normal e de possíveis alterações que o paciente pode encontrar. Mesmo que o paciente já tenha o exame anormal, ele poderá verificar se há piora do quadro e, neste caso, o oftalmologista deve ser consultado.

Exame normal

Exame normal

Metamorfopsia

Metamorfopsia - Alteração da forma das linhas, um dos sinais precoces da doença de mácula

Escotoma

Escotoma - Defeito localizado na visão central

Artigo escrito pela equipe da Clínica Belfort. Proibida reprodução parcial ou total sem autorização. Este artigo e vídeo contêm apenas informações gerais sobre doenças oculares. Este texto não substitui a avaliação por oftalmologista.