Agendamento
Telefone: (55) 11 3062-0517

O que é glaucoma? Qual sua causa e tratamento?

Glaucoma é uma doença do nervo óptico causada pelo aumento de pressão do olho. Geralmente afeta pessoas acima dos 40 anos de idade, quanto mais velho o paciente maior a chance de ter glaucoma. Em 90% das vezes o paciente que tem pressão alta nos olhos não sente nada, apesar de sua visão ser lentamente comprometida, por isso o oftalmologista mede a pressão do olho em exames de rotina depois dos 40 anos.

O glaucoma tem um componente genético e desta maneira quem tem pais ou irmãos com a doença tem mais risco do que o resto das pessoas.

Em raros casos pessoas com menos de 40 anos podem ter aumento da pressão dos olhos também, inclusive causada por algumas doenças do olho ou uso de colírios.

Existem exames especialista que ajudam a confirmar o diagnóstico e acompanhar o paciente, para garantir que o tratamento está sendo eficiente.

Quando o glaucoma é descoberto são utilizados colírios para baixar a pressão dos olhos e impedir o avanço da doença, evitando que o paciente perca a visão. Raramente é necessário operar, quando o tratamento com colírios não está adiantando.

 

Artigo escrito pela equipe da Clínica Belfort. Proibida reprodução parcial ou total sem autorização. Este artigo contêm apenas informações gerais sobre doenças oculares e não substituem a avaliação por oftalmologista.

Perguntas Frequentes