Quando devo procurar um oftalmologista?

Em consultas preventivas anuais (para checar o grau, pressão e examinar a retina) fazendo prevenção de doenças ou com maior freqüência em casos especiais. Você também deve passar em consulta quando você tiver baixa de visão, embaçamento, coceira ou alergia nos olhos, dor nos olhos ou qualquer outro sintoma que incomode.

Sabemos que depois dos 40 anos de idade o olho passa por algumas alterações como a piora da visão para leitura (chamada presbiopia) e a chance do aparecimento de algumas doenças como glaucoma, retinopatia e catarata aumenta. O glaucoma, por exemplo não causam sintomas no inicio mas depois de algum tempo podem causar perda da visão irreversível.

Doenças perigosas para o olho e que fazem necessárias visitas mais frequentes ao oftalmologista são: diabetes, glaucoma, miopia maior que 6 graus, câncer ou tratamento com quimioterapia, doença reumática ou trauma / acidente que envolva os olhos.

Artigo escrito pela equipe da Clínica Belfort. Proibida reprodução parcial ou total sem autorização. Este artigo contêm apenas informações gerais sobre doenças oculares e não substituem a avaliação por oftalmologista.

A Clínica Belfort possui a solução mais completa para as doenças oculares. Além de tratamento com os melhores profissionais do país, a clínica conta com os mais diversos exames e cirurgias oftalmológicas.

Para agendar uma consulta com a nossa equipe, é só entrar em contato por e-mail ou ligar em um dos nossos telefones.

Veja mais:

Em que situação realiza-se um transplante de córnea? O sucesso é garantido?

Existe alguma característica específica da dor de cabeça de origem ocular? Em que situação ela costuma se manifestar?

Doenças relacionadas:

Retinopatia Diabética

Catarata

Miopia

Exames relacionados:

Mapeamento de Retina

Tonometria de Aplanação

Curva Tensional Diária

Campimetria

Gonioscopia

Fundoscopia (Fundo de Olho)