Visão dupla é problema oftalmológico ou neurológico?

Depende. Se o paciente tem visão dupla com um dos olhos fechados geralmente é um problema do olho, e pode ser simples falta de óculos.

No caso da visão dupla com os dois olhos abertos temos que pensar num problema neurológico ou dos músculos que mudam a posição dos olhos. A visão dupla é causada pelo não-alinhamento adequado dos olhos. Assim, um olho fornece ao cérebro uma visão diferente daquela fornecida pelo outro, ocorrendo a imagem dupla. O paciente termina naturalmente por fechar um dos olhos. A maior parte dos problemas causadores de visão dupla diz respeito à musculatura extrínseca dos olhos, entre causas comuns estão diabetes, pressão alta e alteração da tireóide.

Raramente a visão dupla pode ser sinal de doença mais séria no corpo ou cérebro, como tumores intracranianos, aneurismas ou doenças sistêmicas ou imunológicas. Assim, pode ser tratada pelo neurologista ou pelo oftalmologista, desde que tenham conhecimento para fazer a análise do problema. Um bom exame clínico e exames de imagem como ressonância magnética costumam ajudar a identificar a causa do problema.

Artigo escrito pela equipe da Clínica Belfort. Proibida reprodução parcial ou total sem autorização. Este artigo contêm apenas informações gerais sobre doenças oculares e não substituem a avaliação por oftalmologista.

A Clínica Belfort possui a solução mais completa para as doenças oculares. Além de tratamento com os melhores profissionais do país, a clínica conta com os mais diversos exames e cirurgias oftalmológicas.

Para agendar uma consulta com a nossa equipe, é só entrar em contato por e-mail ou ligar em um dos nossos telefones.