Agendamento
Telefone: (55) 11 3062-0517

Acabaram as férias e faz parte da lista de prioridades da volta às aulas garantir que as crianças e adolescentes enxergam bem. Será que precisam de óculos? Será que estão enxergando bem com cada olho?

Um teste simples feito em casa ajuda a checar a visão de cada olho: Com os mais velhos é muito mais fácil, só comparar a visão de cada olho, tampando um olho de cada vez, lendo a uma distância de 2 ou 3 metros – basta pausar a imagem da TV com uma legenda e ler com um olho de cada vez. Isso permite comparar a visão e ter uma idéia da dificuldade de leitura. Se um olho estiver com visão melhor que o outro pode ser sinal de necessidade de óculos e vale uma consulta ao oftalmologista.

Com as crianças menores, ainda não alfabetizadas é mais difícil e muitas vezes os pais podem tampar a visão de cada olho da criança e observar a reação dela. Se de um lado ela reclama mais do que do outro pode ser indicativo de visão pior e vale conversar com o pediatra ou oftalmologista a respeito.

Claro que o ideal é passar no oftalmologista e garantir que a visão está normal, mas este teste simples permite perceber em casa se a visão de um dos olhos parece pior.

Blog escrito pela equipe da Clínica Belfort. Proibida reprodução parcial ou total sem autorização. Este artigo e vídeo contêm apenas informações gerais sobre doenças oculares. Este texto não substitui a avaliação por oftalmologista.

Volta às aulas: exame da visão