Agendamento
Telefone: (55) 11 3062-0517

Prof. Dr. Rubens Belfort Jr.

Prof. Dr. Rubens Belfort Jr.
Curriculum Vitae

O Doutor Rubens Belfort Jr. é Professor Titular no departamento de Oftalmologia da Universidade Federal de São Paulo desde 1991, o cargo mais alto que um professor pode atingir na universidade. Hoje o departamento de oftalmologia da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) em São Paulo é o maior e mais conceituado centro de excelência em oftalmologia na América do Latina e um dos mais importantes do mundo. O Professor Belfort foi o primeiro oftalmologista membro da Academia Brasileira de Ciências,  Academia Nacional de Medicina e Academia Brasileira de Farmacologia, além de ser membro do International Council of Ophthalmology, órgão máximo da oftalmologia mundial. Em 2020 assumiu a presidência da Academia Nacional de Medicina, mais antiga entidade médica do Brasil.

O Prof. Dr. Rubens Belfort Jr. é autor de 10 livros sobre oftalmologia, entre eles: Oftalmologia em Clínica Médica, Uveites, Córnea / Clínica e Cirúrgica, Manifestações oculares da Aids, Guia de Oftalmologia e Exames e Diagnósticos em Oftalmologia, entre outros. Autor de centenas de capítulos de livro e de artigos científicos publicados nas mais respeitadas revistas médicas.

O Professor Belfort fez dois doutorados, um em Imunologia e outro em Oftalmologia, sendo especialista em doenças inflamatórias, infecciosas e auto imunes como uveítes, alergia, olho seco, doenças reumatológicas, infecções herpéticas, conjuntivites, etc. Foi Fellow da Universidade da Califórnia (Proctor Foundation) e em 1991 fez seu pós-doutorado no National Eye Institute, no National Institute of Health (NIH), nos Estados Unidos. Em 1996 concluiu seu MBA – Master in Business Administration. Na área cirúrgica sua principal área de atuação é em cirurgia de catarata, retina, uveítes e cirurgia refrativa.

Hoje é considerado um dos maiores especialistas do mundo na área de oftalmologia, tendo mais de 100 capítulos publicados e mais de 150 artigos publicados nas mais importantes revistas sobre o assunto. Foi o único médico Brasileiro convidado pela Academia Americana de Oftalmologia a proferir a Edward Jackson Memorial Lecture, uma das mais importantes palestras do mundo em oftalmologia.

O Professor Belfort é um dos médicos responsáveis pelas pesquisas que levaram ao maior entendimento da toxoplasmose ocular, a principal causa de uveítes posterior no Brasil e no mundo. Também pesquisa novos tratamentos em doenças como uveítes, doenças da córnea e retina.

Em fevereiro de 2006 o Professor Belfort foi presidente do Congresso Mundial de Oftalmologia, pela primeira vez realizado no Brasil e na América Latina. O evento contou com mais de 12.000 oftalmologistas de todo o mundo.

Em 2009 o Prof. Dr Rubens Belfort Jr foi editor do livro Oftalmogeriatria, que recebeu o prêmio Jabuti, como segundo melhor livro do ano nas áreas médicas e de ciências biológicas.

Em 2016 o Prof Belfort recebeu o prêmio “Conrado Wessel”, o “prêmio Nobel” da medicina do Brasil.

Em 2018 o Prof Rubens recebeu durante o congresso mundial de oftalmologia em Barcelona o prêmio The International Duke Elder Medal, como destaque ao líder que contribuiu como pesquisador, professor e médico ao desenvolvimento da oftalmologia mundial.

Em 2018 o Prof. Dr. Rubens Belfort Jr foi eleito o “melhor médico oftalmologista de São Paulo”, em eleição organizada pelo jornal Folha de São Paulo, em votação de médicos.

Em 2019 recebeu o prêmio da Fundação Champalimaud, de um milhão de euros, pela pesquisa liderada pelo Prof Belfort junto ao Instituto da Visão e Escola Paulista de Medicina.

Títulos e Cargos:

  • Professor Titular de Oftalmologia da Universidade Federal de São Paulo, Unifesp / Escola Paulista de Medicina, EPM
  • Presidente da Academia Nacional de Medicina (2020-2022)
  • Professor Livre Docente de Oftalmologia e Orientador de Pós Graduação, Unifesp / EPM
  • Membro da Academia Ophthalmologica Universalis
  • Membro Academia Nacional de Medicina
  • Membro Academia Brasileira de Ciências
  • Membro Academia Brasileira de Farmácia
  • Doutor em Ciências (PhD)
  • Doutor em Medicina
  • Doutor em Imunologia
  • Presidente do Congresso Mundial de Oftalmologia 2006
  • ex-Presidente da Associação Paulista para o Desenvolvimento da Medicina (SPDM)
  • Especialista em mácula – UNIFESP 2015
  • Uma das 100 pessoas mais influentes do Brasil pelo rânking da revista Época 2014

 

Em 2020 a família Belfort completa 100 anos de oftalmologia e 120 anos de visão. São 4 gerações de professores pesquisadores e 5 gerações em ótica, desde o tataravô astrônomo. Somos especialistas em tratar doenças dos olhos e promover saúde ocular e boa visão. Excelência da medicina moderna, com o carinho e cuidado da medicina de antigamente.

Para agendar uma consulta com a nossa equipe, é só entrar em contato: ligar para (11) 3062-0517 , whattsapp (11) 95091-6626 ou e-mail para contato@clinicabelfort.com.br .

Artigo escrito pela equipe da Clínica Belfort. Atualizado em 2020. Proibida reprodução parcial ou total sem autorização. Este artigo contém apenas informações gerais sobre doenças oculares e não substitui a avaliação por oftalmologista.