Angiofluoresceinografia ou Retinografia Fluorescente é um procedimento de diagnóstico que utiliza uma câmera fotográfica especial para tirar uma série de fotografias da retina, depois de injetado corante na veia do paciente.

O corante, fluoresceína sódica, é injetado na veia do braço para a realização do exame. O corante vai do sistema venoso para a circulação arterial e atinge o globo ocular. Na medida em que o corante passa através dos vasos da retina, são tiradas fotos. Normalmente os vasos retinianos são impermeáveis ao corante. Se os vasos não estão normais, o corante extravasa do sistema vascular para a retina. O exame também permite ver áreas da retina sem vascularização, chamadas áreas avasculares, que causam perda da visão.

A angiofluoresceinografia é muito útil para diagnóstico de doenças da retina que alteram os vasos, como diabetes, degeneração macular relacionada à idade e vasculites, entre outras.

Esse procedimento é freqüentemente confundido com exames radiográficos que utilizam iodo, mas não é o caso. O risco de reação alérgica ou problemas renais pelo contraste é baixo e o médico deve avaliar o risco e benefício em pedir este exame.

Achamos que deve ser solicitado o menor número possível de exames para um diagnóstico preciso, evitando gasto financeiro e de tempo do paciente. Nem a clínica Belfort nem qualquer de nossos médicos recebe qualquer benefício econômico em relação a exames complementares realizados fora da clínica.

Geralmente solicitamos exames nos seguintes laboratórios: Laboratório Fleury, Laboratório do Hospital Albert Einstein e Instituto da Visão. Estes são os laboratórios mais precisos e com os melhores equipamentos do Brasil. Os exames podem ser cobertos pelo convênio de saúde, dependendo do plano de cada paciente.

Atenção:

Este exame não é realizado na Clínica Belfort.

Existem diversos centros diagnósticos onde este exame pode ser realizado, geralmente recomendamos o Instituto da Visão (IPEPO – tel 11 3016-4080) ou o Laboratório Fleury (tel 11 3179-0822).

Ambos aceitam convênio e particular, nenhum tem relação comercial com a Clínica Belfort, mas excelente qualidade nos exames.

A Clínica Belfort possui a solução mais completa para as doenças oculares. Além de tratamento com os melhores profissionais do país, a clínica conta com os mais diversos exames e cirurgias oftalmológicas.

Para agendar uma consulta com a nossa equipe, é só entrar em contato por e-mail ou ligar em um dos nossos telefones.

Veja mais:

Existe injeção no olho? Para que serve?

Doença relacionada:

Degeneração ocular