Prof. Dr. Rubens Belfort Jr. recebe em Portugal o Prêmio Champalimaud

No dia 04 de setembro, o Dr Rubens Belfort recebeu o prêmio Champalimaud 2019 das mãos do Presidente de Portugal, Marcelo Rebelo de Sousa. O prêmio é considerado o “Nobel da Oftalmologia”, entregue anualmente pela Fundação Champalimaud, no valor de 1 milhão de euros. Esta é a primeira vez que o prêmio vai para a América Latina.
dr Rubens Belfort discursando

Luz azul, cegueira, videogame e miopia

“Luz azul dos celulares pode causar cegueira” e “Guerra ao videogame na China”

Estudo afirma que “luz azul do celular pode causar cegueira”

Estudo publicado pela Universidade de Toledo nos Estados Unidos tem atraído grande atenção na mídia por sugerir que a luz azul emitida pela tela de tablets, celulares e computadores pode causar alteração na retina e cegueira. O estudo mostrou que a luz azul destrói moléculas chamadas de retinal, necessárias para visão.

Este é mais um grande exemplo de “fake News” ou pelo menos “fake interpretation” científica, quando um trabalho científico é mal planejado, executado ou interpretado, trazendo informações que não se aplicam às nossas vidas. No caso deste estudo não foi utilizada experiência que use células nem quantidade de luz azul semelhante a do olho e desta maneira o estudo não permite concluir que luz azul faça mal aos nossos olhos.

Até hoje não existe evidência científica de que luz azul danifique a visão. Sabemos que utilização de celular à noite pode atrapalhar o sono e que radiação ultra-violeta pode estar relacionada com o aumento da catarata ou o aparecimento de câncer ocular, mas uso de celular ou tablete não apresenta nenhum risco de perda permanente de visão.

Resultado: Não, luz do celular não pode causar cegueira!!

Miopia e vídeo game
O governo da China anunciou esta semana que, para tentar impedir o avança da miopia, pretende aumentar a regulação sobre jogos de computador e controlar a idade dos jogadores e o número de horas máximo utilizando os jogos. Estudo de 2015 identificou 500 milhões de Chineses com alguma deficiência visual e a miopia afeta grande parte da população.

Apesar de ainda não haver evidência de que o uso de videogame causa miopia alguns estudos sugerem que uso de dispositivos muito próximos ao olho e falta de atividade ao ar livre possam estar relacionadas ao aumento da miopia. O preço das ações de empresas de jogos online despencou em resposta ao anúncio do governo Chinês.

Resultado: Não sabemos se tais medidas vão prevenir o aumento da miopia

Texto escrito pelo Dr Rubens Belfort

Links das matérias mencionadas no texto:

https://www.theguardian.com/…/blue-light-from-phone-screens…

https://www.bbc.co.uk/news/world-asia-china-45366468

Dr Rubens Belfort recebe o professor Americano Arun Singh em São Paulo

Dr Rubens Belfort recebeu o Prof Arun Singh, um dos maiores especialistas em câncer ocular do mundo em curso organizado na Escola Paulista de Medicina. O Prof Arun Singh além de chefe do setor de oncologia ocular da Cleveland Clinic foi o presidente da Sociedade Internacional de Câncer Ocular. Além de ensino, o grupo de especialistas examinou pacientes de todo o Brasil com diagnóstico de câncer ocular.

A visita contou com apoio e doação de passagens e estadia pelo Felipe Sollito Ventura. Assista o vídeo da visita.

Prof Rubens Belfort o mais admirado de São Paulo

Sabemos que não existe o melhor médico numa determinada área. No Brasil temos a sorte de ter médicos excelentes em todas as especialidades, mas ficamos muito felizes pelo Prof Rubens Belfort ter sido escolhido pelos colegas médicos como o “melhor” oftalmologista da cidade.  Mérito pelos anos de dedicação e amor pela medicina e pelos pacientes.

Eleito o melhor oftalmologista de São Paulo

Leia a matéria completa na Folha de São Paulo: http://www1.folha.uol.com.br/saopaulo/2018/04/1965765-descubra-quem-sao-os-melhores-medicos-de-sao-paulo-segundo-o-datafolha.shtml

Prof Belfort recebe medalha Oswaldo Cruz do Presidente Temer

No dia 27 de Fevereiro de 2018 o Prof Rubens Belfort Jr foi homenageado com a medalha Oswaldo Cruz pela sua contribuição à saúde Brasileira. A cerimônia foi em Brasilia e contou com a presença do Ministro da Saúde e do Presidente da República, Michel Temer.

“A Medalha de Mérito Oswaldo Cruz, que se destina a galardoar pessoas nacionais e estrangeiras que, no campo das atividades científicas, educacionais, culturais e administrativas relacionadas com a higiene e a saúde pública em geral, se hajam distinguido de forma notável ou relevante, e tenham contribuído, direta ou indiretamente, para o bem-estar físico e mental da coletividade brasileira”.

Homenagem USP para Prof Rubens Belfort Jr.

O Prof Rubens Belfort Jr foi o homenageado no congresso de oftalmologia da USP 2017. No vídeo o professor titular de oftalmologia da Universidade de São Paulo homenageia o Prof Belfort citando suas mais de 450 publicações, 12.000 citações na literatura médica, 46 alunos orientados em doutorado e pós doutorado, além de prêmios e participação em sociedades como a Academia Nacional de Medicina, Academia Brasileira de Ciência, presidência da Associação Panamericana de Oftalmologia, presidência do Congresso Mundial de Oftalmologia, prêmio Conrado Wessel, etc

Assista ao vídeo no link: https://www.facebook.com/Clinica.Belfort/videos/1545437818867210/

Entrevista rádio CBN programa Gerações

Ouça o programa Gerações da rádio CBN com Drs. Rubens Belfort Jr e Neto sobre filhos que seguem a profissão dos pais. No caso da oftalmologia Belfort é a quarta geração de médicos professores e a quinta geração trabalhando com imagem e visão.

Prof Belfort Jr se formou durante a ditadura e o Prof Belfort Neto em 2002; falam sobre as diferenças de formação e do exercício da medicina em gerações diferentes.

Dr Rubens Belfort Jr fala sobre novos testes genéticos para doenças da retina

O Prof Belfort Jr foi convidado pelo jornal Folha de São Paulo para opinar sobre novos testes genéticos oferecidos para doenças de retina. Apesar de muito interessantes e promissores é necessário cuidado.

Leia a reportagem completa neste link: http://www1.folha.uol.com.br/equilibrioesaude/2017/04/1873403-teste-identifica-genes-culpados-por-doencas-raras-da-retina.shtml 

Dr Rubens Belfort Neto palestra na Austrália sobre novo tratamento

O Dr Rubens Belfort Neto participou do congresso Mundial de Oncologia Ocular na Australia em Março de 2017 representando o Centro de Oncologia Ocular da Escola Paulista de Medicina e o Brasil.

O Dr Rubens apresentou resultado de um trabalho inovador que utiliza raio laser para tratar o câncer ocular mais comum, chamado carcinoma. Centros dos Estados Unidos, Canada, India, África e Oriente Médio vão começar a usar a técnica pioneira desenvolvida no Brasil.

Na parte inferior da imagem o Dr Rubens com os mais importantes oncologistas oculares do mundo: Dra Carol Shields, Dr Jerry Shields e Dr Arun Singh.

Rubens Belfort palestra no congresso mundial de oncologia ocular
Rubens Belfort palestra no congresso mundial de oncologia ocular

Prof Belfort Jr. recebe colar Cândido Fontoura

O Prof. Dr. Rubens Belfort Jr., Professor Titular de Oftalmologia da Escola Paulista de Medicina/Unifesp, será homenageado na VII Solenidade de Outorga do Colar Cândido Fontoura do mérito industrial farmacêutico 2017, no dia 18 de Abril.

Além do Dr. Rubens Belfort Jr., também receberão a homenagem o Sr. Nelson Marques, Dr. David Uip (secretário da Saúde do Estado de São Paulo) e Sra. Márcia de Carvalho Santos, esposa do Dr. Acácio Lima, que já recebeu esta premiação no passado. O evento contará com a presença do Ministro da Saúde, Dr. Ricardo Barros.