Agendamento
Telefone: (55) 11 3062-0517

Células tronco são células em podem se diferenciar em qualquer outro tipo de célula e em teoria podem ajudar a reparar tecidos danificados e até criar novos órgãos inteiros, sem risco de rejeição com o paciente por trazer o seu mesmo material genético. Este é um excitante campo de pesquisa e trás a possibilidade de tratar e curar doenças até hoje incuráveis como doenças neurológicas, dermatológicas, respiratórias, oculares, etc

Hoje são investidos milhões de dólares em todo mundo e acredita-se que em breve novos tratamentos que utilizem células tronco estarão disponíveis, mas esta ainda não é uma realidade no caso de doenças oftalmológicas.

Este texto tem como objetivo informar pacientes que possam estar sendo enganados por médicos que se aproveitam de pacientes portadores de doenças ainda sem cura, como glaucoma avançado, doença da mácula (DMRI), cicatriz retiniana pela toxoplasmose, etc. Alguns médicos se dizem pesquisadores e vendem tratamentos sem nenhuma comprovação científica, que não funcionam. Infelizmente ainda não existe tratamento disponível em nenhum lugar do mundo com injeção de células tronco para tratar doenças oftalmológicas. Existem protocolos de pesquisa que avaliam células tronco e nós acompanhamos as publicações científicas destas pesquisas e garanto que ainda estão em estágios iniciais, sem aplicações práticas. Tais protocolos devem ser realizados por grupos sérios, em centros universitários regulados por comitê de ética e sem ônus para o paciente.

É no mínimo anti ético cobrar por tratamento sem evidência científica e realizado como “pesquisa” e que não funcionam. Infelizmente recebemos diariamente e-mails de pacientes de todo o Brasil perguntando nossa opinião sobre “tratamento com células tronco” sendo oferecidos por “pesquisadores”. Tratamentos que não funcionam e tem alto custo.

Dr Rubens Belfort Neto Médico Oftalmologista, Doutor em Oftalmologia pela UNIFESP

Células tronco nas doenças oftalmológicas