Agendamento
Telefone: (55) 11 3062-0517

O Dr Rubens Belort Neto participou de programa da MegaTv com o objetivo de orientar a população sobre as doenças oculares mais frequentes no verão. O Dr Rubens orienta sobre conjuntivite viral, conjuntivite irritativa e proteção dos olhos da exposição solar.

Para assistir o vídeo acesse o link http://www.mixsp.com.br/programas/?cat=4&p=612 e clique no segundo vídeo de cima para baixo.

Texto da reportagem:

Quatro em cada dez brasileiros usam colírio por conta própria, durante o verão, pelos mais variados motivos. E em boa parte das vezes, não adiante nada. Praia e piscina são o foco da principal doença ocular do verão: a conjuntivite.

Muitos especialistas acreditam que esta é uma das moléstias oculares em que o benefício do colírio é discutível. “Não adianta tomar antibiótico e nem corticóide; nem colocar esses medicamentos em forma de colírio, porque o vírus tem que ser controlado pelo nosso sistema imunológico”, lembra o oftalmologista Rubens Belfort Neto. Segundo ele, a prescrição médica correta é a compressa com água mineral gelada em cima da pálpebra fechada. “A água fria desinflama o olho, melhora os sintomas, e basicamente é tudo o que a gente tem a oferecer”, pontua o oftalmologista.

No caso da conjuntivite causada por vírus, a contaminação acontece de forma indireta. O período de incubação, desde que a pessoa pegou o vírus até manifestar a doença, é de uma semana. Boa alimentação e cuidado com a higiene pessoal, deixam o organismo menos exposto à ação do vírus da conjuntivite.

Ainda há outros dois tipos de conjuntivite: a bacteriana, muito rara, e a tóxica, geralmente provocada por exposição acidental a produtos químicos, como protetor solar. De acordo com Rubens Belfort, o boné e os óculos escuros podem ser opções de proteção aos olhos, em detrimento do filtro solar, que pode causar alergia.

Os raios ultravioleta do sol, que castigam a pele nos dias de verão, também são inimigos dos olhos. É recomendável a utilização de óculos escuros para proteger os olhos.

Dr Rubens Belfort em entrevista na MegaTv