Agendamento
Telefone: (55) 11 3062-0517

“Luz azul dos celulares pode causar cegueira” e “Guerra ao videogame na China”

Estudo afirma que “luz azul do celular pode causar cegueira”

Estudo publicado pela Universidade de Toledo nos Estados Unidos tem atraído grande atenção na mídia por sugerir que a luz azul emitida pela tela de tablets, celulares e computadores pode causar alteração na retina e cegueira. O estudo mostrou que a luz azul destrói moléculas chamadas de retinal, necessárias para visão.

Este é mais um grande exemplo de “fake News” ou pelo menos “fake interpretation” científica, quando um trabalho científico é mal planejado, executado ou interpretado, trazendo informações que não se aplicam às nossas vidas. No caso deste estudo não foi utilizada experiência que use células nem quantidade de luz azul semelhante a do olho e desta maneira o estudo não permite concluir que luz azul faça mal aos nossos olhos.

Até hoje não existe evidência científica de que luz azul danifique a visão. Sabemos que utilização de celular à noite pode atrapalhar o sono e que radiação ultra-violeta pode estar relacionada com o aumento da catarata ou o aparecimento de câncer ocular, mas uso de celular ou tablete não apresenta nenhum risco de perda permanente de visão.

Resultado: Não, luz do celular não pode causar cegueira!!

Miopia e vídeo game
O governo da China anunciou esta semana que, para tentar impedir o avança da miopia, pretende aumentar a regulação sobre jogos de computador e controlar a idade dos jogadores e o número de horas máximo utilizando os jogos. Estudo de 2015 identificou 500 milhões de Chineses com alguma deficiência visual e a miopia afeta grande parte da população.

Apesar de ainda não haver evidência de que o uso de videogame causa miopia alguns estudos sugerem que uso de dispositivos muito próximos ao olho e falta de atividade ao ar livre possam estar relacionadas ao aumento da miopia. O preço das ações de empresas de jogos online despencou em resposta ao anúncio do governo Chinês.

Resultado: Não sabemos se tais medidas vão prevenir o aumento da miopia

Texto escrito pelo Dr Rubens Belfort

Links das matérias mencionadas no texto:

https://www.theguardian.com/…/blue-light-from-phone-screens…

https://www.bbc.co.uk/news/world-asia-china-45366468

Luz azul, cegueira, videogame e miopia