Agendamento
Telefone: (55) 11 3062-0517

Professor Rubens Belfort Jr. recebe Medalha Anchieta e Título de Gratidão da cidade de São Paulo

Ele é o único oftalmologista brasileiro que integra o International Council of Ophthalmology, órgão máximo da oftalmologia mundial

Por seus trabalhos e pesquisas como médico oftalmologista, Rubens Belfort Jr. recebeu, nesta quinta-feira, a Medalha Anchieta e o Título de Gratidão da cidade de São Paulo. O vereador Mario Dias (DEM) foi o proponente da homenagem.

O médico é professor titular do departamento de Oftalmologia da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) desde 1991. Hoje este departamento é o maior e mais conceituado centro de oftalmologia na América do Sul. Rubens Belfort Jr. recebeu a honraria com muita satisfação, mas fez questão de lembrar-se dos colegas de trabalho. “Estou feliz, mas esta homenagem não é só para mim, estou representando toda a equipe que trabalha comigo na Unifesp”.

O vereador Mário Dias lembrou os trabalhos sociais realizados pela equipe liderada por Belford. “ Ele é presidente do Instituto da Visão, organização não governamental vinculada à Unifesp que presta atendimento oftalmológico a pessoas carentes, como, por exemplo, o Mutirão da Catarata e Olho Diabético”, disse o vereador.

Belfort é o único oftalmologista brasileiro a ser membro do International Council of Ophthalmology, órgão máximo da oftalmologia mundial. Entre suas especialidades estão doenças inflamatórias, infecciosas e auto-imunes como uveítes, alergia, olho seco, doenças reumatológicas, infecções herpéticas e conjuntivites.

Devido a sua intensa pesquisa na área, ele é autor de dez livros sobre o assunto. Hoje é considerado um dos maiores especialistas do mundo na área de oftalmologia, tendo mais 150 artigos publicados em importantes publicações especializadas.

Em fevereiro de 2006, o professor Belfort presidiu o Congresso Mundial de Oftalmologia, pela primeira vez na América Latina. O evento contou com mais de 12.000 oftalmologistas de todo o mundo.

Além do médico e do vereador fizeram parte da mesa Januário Montoni, secretário Municipal de Saúde; Denise de Freitas, chefe do Departamento de Oftalmologia da Unifesp-EPM; Flávio Faloppa, professor titular do Departamento de Ortopedia e Traumatologia e presidente da Sociedade Paulista para o Desenvolvimento da Medicina; Ana Luisa Höfling de Lima, diretora da Associação Panamericana de Oftalmologia; Marcos Fernando de O. Moraes, presidente Academia Nacional de Medicina ; Hamilton Moreira, presidente do Conselho Brasileiro de Oftalmologia; Claudio Lottenber, presidente Hospital Israelita Albert Einstein; e Brasil Vita, presidente emérito da Câmara Municipal.

Professor Rubens Belfort Jr. recebe Medalha Anchieta e Título de Gratidão da cidade de São Paulo