Agendamento
Telefone: (55) 11 3062-0517

Dr Rubens Belfort Neto explica no novo portal sobre câncer do Dr Drauzio Varella sobre leucocoria, sinal que pode indicar um tumor intra ocular chamado de retinoblastoma.

Como o retinoblastoma não é visível e se manifesta nos primeiros anos de vida, a criança não consegue reclamar dos sintomas, como dificuldade para enxergar, já que ainda não sabe falar. Por isso, segundo Rubens Belfort Neto, chefe do setor de oncologia ocular do Departamento de Oftalmologia da UNIFESP (Universidade Federal de São Paulo), um dos sinais de alerta para o problema e que deve chamar a atenção dos pais é o chamado “reflexo de olho de gato”, que ocorre no olho da criança ao tirar uma foto em um ambiente escuro.

“A leucocoria é um reflexo anormal no olho. Ao se direcionar um foco luminoso para os olhos, o correto seria a luz entrar na retina, bater no fundo de olho — que é vermelho por conta dos vasos — e deixar um reflexo avermelhado, aquela bolinha vermelha que aparece refletida nas fotografias. Isso é normal. Se a luz do olho fosse azul, o reflexo seria dessa cor. Quando o tumor cresce, o fundo do olho, que deveria ser vermelho, fica branco. A luz do flash bate no tumor e aparece refletida na foto como uma bola branca”, explica.

Leia no link abaixo a reportagem completa.

Retinoblastoma