Apesar da cultura popular de que a conjuntivite mais comum em adultos é a bacteriana, isso não é verdade! A conjuntivite mais comum a atingir adultos saudáveis é a conjuntivite causada por adenovírus.

Como pega?

A pessoa é contaminada após ter contato com alguém doente ou com algum objeto que contenha o vírus. A infecção geralmente demora alguns dias para se desenvolver e pode durar até três semanas.

O que a pessoa sente?

Olho vermelho, sensibilidade à luz, presença de secreção, lacrimejamento e inchaço das pálpebras. Pode variar desde sintomas leves até quadros mais graves, com muita inflamação e incomodo.

Como tratar?

Infelizmente ainda não existe nenhum tratamento especifico para combater o vírus na conjuntivite viral. A boa notícia é que trata-se de uma infecção auto-limitada, sendo que o próprio sistema imune mata o vírus. O tratamento visa apenas diminuir a reação inflamatória e os sintomas do paciente e é realizado com compressa fria com água mineral, filtrada ou fervida gelada, as vezes colírios de lagrima artificial pode ser utilizados.

Em casos mais graves e sempre orientados pelo oftalmologista podem ser utilizados colírios com corticóide (em casos de baixa de visão pela deposição de infiltrados na córnea, caso de formação de membranas nas pálpebras ou de muita inflamação).

É importante evitar a disseminação da infecção, separando toalhas, travesseiros e objetos de uso pessoal de outras pessoas. O paciente também deve evitar de coçar os olhos e lavar sempre as mãos. O vírus não é transmitido pelo ar, mas se o paciente tocar algum objeto com a mão suja de vírus e outra pessoa utilizar o objeto e colocar a mão nos olhos, ela pode pegar a infecção. Pacientes que usam lentes de contato geralmente são orientados a suspender o uso até que a conjuntivite cure.

Blog escrito pela equipe da Clínica Belfort. Proibida reprodução parcial ou total sem autorização. Este artigo e vídeo contêm apenas informações gerais sobre doenças oculares. Este texto não substitui a avaliação por oftalmologista.

Conjuntivite mais comum no adulto