Saiba tudo sobre conjuntivite alérgica
O olho pode ser acometido por processos alérgicos, caracterizados por uma atuação excessiva do sistema imunológico que acaba prejudicando o próprio organismo. O processo varia desde quadros leves, com poucos sintomas, até quadros graves, com muita coceira e sensibilidade à luz, inclusive com risco de perda da visão. A alergia tem grande impacto na vida do paciente e seu tratamento trás grande alívio.
Sintomas
O paciente sente coceira nos olhos que geralmente é acompanhada de lacrimejamento, fotofobia (luz incomodando) e aumento da secreção ocular (remela). As vezes também pode apresentar piora da visão durante as crises pelo aparecimento de machucado na córnea chamado de ceratite.
Adultos e crianças podem apresentar alergia ocular e existem diferentes tipos de alergia, alguns são causados por substâncias especificas como creme de proteção solar ou maquiagem e outros causados por substâncias presentes no ambiente como pólen, pelo de animais, ácaros, etc. Em ambos os casos existe uma predisposição do organismo do paciente para ter a alergia.
Tratamento
O oftalmologista examina o paciente e consegue determinar a intensidade da alergia e sua gravidade. Geralmente o tratamento é local com uso de colírios, mas as vezes devemos mudar o ambiente onde vive o paciente, como explicado abaixo:
- Medidas ambientais – O ideal é diminuir o contato dos pacientes com alérgenos, que são substâncias do ambiente ou dos alimentos que aumentam as crises de alergia – pó, pelo de animais domésticos e ácaro costumam ser os principais causadores de alergia nos olhos. Em alguns pacientes, apesar de mais raro, alimentos podem funcionar como alérgenos. Desta maneira devemos adotar medidas de higiene ambiental, retirando tapetes, cortinas e animais domésticos do contato com a criança ou pessoa alérgica, além de usar capa especiais nos travesseiros e colchão.
- Tratamento ocular: No tratamento utilizamos compressas frias (sobre os olhos fechados) para diminuir a coceira e, se não for suficiente, utilizados colírios especiais. Nestes casos o médico oftalmologista deve acompanhar o caso para evitar e tratar as possíveis complicações. Existem muitos tipos de colírios para o tratamento da alergia e alguns deles, como os corticóides, só devem ser receitados por um médico porque seu uso incorreto pode levar à cegueira pelo aumento da pressão do olho. Colírios que costumam ajudar muito incluem anti histamínicos como o Patanol® ou Lastacaft®.
Em raros casos é necessário utilizar corticoide sistêmico (tomado por via oral ou mesmo injeção) para controlar a alergia ocular. Nos casos de alergia mais forte ou de difícil controle também podem ser necessários outros remédios especiais como “tacrolimus” ou “ciclosporina”.
Como complicação estes pacientes podem apresentar úlceras na córnea e infecções, como a infecção pelo vírus do herpes. A córnea também pode mudar de formato, no caso de alergias mais graves, causando uma doença chamada de ceratocone. Já existem tratamentos experimentais para evitar o aparecimento ou a piora do ceratocone, como o “crosslink”.
No caso das crianças a doença geralmente melhora com a idade e cabe ao médico garantir que a alergia não está causando sequela visual. Muitos pacientes ficam curados quando atingem a puberdade.
A cura da alergia
Alergia ainda não tem cura com medicamentos, mas tem controle e, no caso das crianças, costuma melhorar após a puberdade (durante a adolescência). Muitas vezes os pais ficam desesperados e costumar procurar tratamentos alternativos, que muitas vezes não tem eficácia cientifica comprovada. Infelizmente não existe evidencia que homeopatia ou vacinas funcionem nestes casos! É importante acompanhar com oftalmologista de confiança para manter a doença sob controle e tentar evitar as complicações da alergia ocular.
Converse com seu oftalmologista e tome muito cuidado com o uso de colírio de corticoide sem acompanhamento médico, porque pode causar aumento da pressão intra-ocular.
Em 2020 a família Belfort completa 100 anos de oftalmologia e 120 anos de visão. São 4 gerações de professores pesquisadores e 5 gerações em ótica, desde o tataravô astrônomo. Somos especialistas em tratar doenças dos olhos e promover saúde ocular e boa visão. Excelência da medicina moderna, com o carinho e cuidado da medicina de antigamente.
Para agendar uma consulta com a nossa equipe, é só entrar em contato: ligar para (11) 3062-0517 ; Whattsapp (11)95091-6626 ou e-mail para contato@clinicabelfort.com.br .
Artigo escrito pela equipe da Clínica Belfort. Atualizado em 2021. Proibida reprodução parcial ou total sem autorização. Este artigo contém apenas informações gerais sobre doenças oculares e não substitui a avaliação por oftalmologista.