Braquiterapia ocular é um tipo de tratamento especial para câncer dos olhos. É o tratamento mais moderno para tratar o câncer e evitar que o olho seja removido e a visão totalmente perdida.
Os cânceres oculares como o melanoma são resistentes à quimioterapia e à radioterapia comuns, sendo necessária maior dose de radiação para matar as células cancerosas. Esta dose só pode ser administrada na forma segura com uso da placa de braquiterapia, que foca a radiação em pequena área, protegendo os tecidos normais (sem afetar o outro olho ou o cérebro, por exemplo). Existem placas radioativas com Iodo e placas com Ruthênio, a placa de Iodo é a mais utilizada no Brasil e nos Estados Unidos porque permite tratar com segurança tumores pequenos, médios e grandes.
Como funciona?
O implante radioativo, também chamado de placa de braquiterapia, é colocado na posição correta durante uma cirurgia. Ele é colocado por fora do olho na posição exata do tumor. Deve ser realizado ultrassom durante a cirurgia para confirmar a posição correta da placa, para que todo o tumor seja tratado adequadamente.
Exame de ultrassom sendo realizado durante
a cirurgia para garantir a posição correta da placa.
Dependendo do tipo de tumor e da espessura, calcula-se a duração do tratamento, que dura alguns dias. Durante este período o paciente fica em casa, se for de São Paulo, ou em um hotel. Todos os dias o curativo é trocado e o paciente examinado. O paciente não sente dor nem outros sintomas desagradáveis. O efeito da radiação ocorre depois de semanas a meses e o tumor é curado, deixando apenas uma cicatriz no olho. A braquiterapia é muito eficaz, controlando o tumor em cerca de 95% dos casos, evitando que seja necessário remover o olho e permitindo salvar a maior quantidade de visão possível. Até 2020 não existiam tratamentos para reduzir o risco da visão ser prejudicada pela braquiterapia, mas hoje já temos excelentes opções para melhorar a visão do olho tratado.
Placa de Braquiterapia antes de ser montada.
Para que doenças a braquiterapia ocular é utilizada?
A placa de braquiterapia ocular pode ser utilizada para diferentes tipos de tumores, incluindo melanomas e carcinomas, entre eles:
- Melanomas ocular, também chamado de melanoma de coroide (melanoma intra-ocular, melanoma de úvea, melanoma de corpo ciliar e melanoma de iris)
- Melanoma de conjuntiva
- Carcinomas invasivos da superfície ocular
- Hemangiomas de coroide
- Metástases de coroide
- Tumores vaso-proliferativos
- Tumores de retina como hemangioblastomas (hemangioma capilar de retina)
Cada uma destas doenças é tratada com diferentes doses de radiação. É fundamental ter um hospital de confiança com excelente equipe de radioterapia e física nuclear para programar o tratamento. Por este motivo só fazemos este tratamento no Hospital Albert Einstein em São Paulo, o melhor da América Latina.
Quais são os efeitos colaterais?
Como qualquer tratamento para tumor ocular a braquiterapia pode provocar alguns efeitos colaterais. Alguns destes efeitos indesejados são muito raros, como visão dupla depois do tratamento, infecção no pós operatório, catarata ou retinopatia da radiação. A colocação da placa na posição adequada e a administração da dose correta diminuem a chance destes problemas.
A placa trata o tumor e evita a remoção cirúrgica do olho, com todo o impacto psicológico que isso costuma trazer.
Equipe de médicos
Realizamos o tratamento de braquiterapia ocular semanalmente no Hospital Albert Einstein em São Paulo. Recebemos pacientes de todo o Brasil, América do Sul e inclusive dos Estados Unidos e Europa para serem tratados conosco. Nossa clínica está preparada para ajudar em todo o processo, desde o diagnóstico e tratamento com braquiterapia ocular até o acompanhamento a seguir. Temos um grupo de médicos super especialistas para nos ajudar a ter os melhores resultados que a medicina moderna tem a oferecer. Todos os tratamentos são realizados pelo Dr Rubens Belfort que está presente em todas as etapas do processo.
Como é o acompanhamento depois da cirurgia?
Geralmente o olho leva de 2 a 3 semanas para cicatrizar da cirurgia e neste período o paciente pode ter vida quase normal, fazendo uso de colírios. Os efeitos da radiação no tumor ocorrem por meses. Neste período o médico especialista em oncologia ocular acompanha a regressão do tumor, até restar apenas uma cicatriz. São realizados exames periódicos para acompanhar a regressão do tumor e os efeitos adversos do tratamento – geralmente a cada 3 meses.
Apesar de poder apresentar possíveis efeitos colaterais, a braquiterapia é eficaz no tratamento dos cânceres oculares e o tratamento mais realizado nos Estados Unidos e Europa para tratar estas doenças. Converse com seu médico sobre os riscos e benefícios deste tratamento em relação às outras opções como a enucleação (retirada do olho).
A braquiterapia ajuda a evitar a retirada do olho, a perda total da visão, além do mais importante: controla o tumor, diminuindo o risco da doença espalhar pelo corpo e ameaçar a vida do paciente.
Onde é realizado o tratamento?
O Dr Rubens Belfort Neto realiza os tratamentos com braquiterapia ocular no Hospital Albert Einstein, em São Paulo. Este hospital é referência no tratamento médico de excelência de toda América Latina, oferece conforto e segurança.
Fazem parte da equipe do Dr Rubens Belfort médico anestesista (equipe do Dr Thiago Manfrim), médico radioterapeuta oncológico (Dr Icaro de Carvalho), além de outros médicos cirurgiões e especialistas em ultrassom ocular (Dra Melina Morales). Todo o tratamento é realizado pessoalmente pelo Dr Rubens Belfort, que além da cirurgia faz todos os exames de acompanhamento.
O tratamento adequado assim que possível aumenta a chance de cura do câncer e da preservação da visão.
Em 2024 a família Belfort completa 104 anos de oftalmologia e 120 anos de visão. São 4 gerações de professores pesquisadores e 5 gerações em ótica, desde o tataravô astrônomo. Somos especialistas em tratar doenças dos olhos e promover saúde ocular e boa visão. Excelência da medicina moderna, com o carinho e cuidado da medicina de antigamente.
Para agendar uma consulta com a nossa equipe, é só entrar em contato: ligar para (11) 3062-0517 ; Whattsapp (11) 95091-6626 ou e-mail para contato@clinicabelfort.com.br .
Artigo escrito pela equipe da Clínica Belfort. Atualizado em 2024. Proibida reprodução parcial ou total sem autorização. Este artigo contém apenas informações gerais sobre doenças oculares e não substitui a avaliação por oftalmologista.
A Clínica Belfort possui a solução mais completa para as doenças oculares. Além de tratamento com os melhores profissionais do país, a clínica conta com os mais diversos exames e cirurgias oftalmológicas.