Equipe

Prof. Dr. Rubens Belfort Neto

Prof. Dr. Rubens Belfort Neto

O Dr Rubens Belfort Neto é a quarta geração de oftalmologistas da Clínica Belfort. Formado pela Universidade Federal de São Paulo – Escola Paulista de Medicina, tem doutorado e pós doutorado em oftalmologia. Foi Presidente da Sociedade Panamericana de Oncologia Ocular até 2018 e chefe do setor de oncologia ocular do Departamento de Oftalmologia da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP / Escola Paulista de Medicina) entre 2011 e 2016. Segue na Universidade Federal de São Paulo, na Clínica Belfort e no Hospital Albert Einstein.

As áreas de interesse e pesquisa do Dr Rubens Belfort Neto incluem Oncologia Ocular (tumores benignos e malignos dos olhos) e alterações oculares da quimioterapia e radioterapia, alterações oculares no transplante de medula óssea (GVHD), além de pesquisa de novos tratamentos para estas doenças. Especialista em Braquiterapia ocular junto ao Hospital Albert Einstein. Nesta área é um dos mais renomados especialistas do mundo, tendo sido presidente da Sociedade Pan-Americana de Oncologia Ocular.

O Dr Rubens também dedica seu tempo ao tratamento da catarata, olho seco, glaucoma, Toxoplasmose ocular, alergia ocular e doenças da Retina (Alterações vasculares, Diabetes ocular, descolamento de retina e Degeneração da Mácula relacionada à idade). Também trata pacientes com cirurgia refrativa, para livrar o paciente do uso de óculos.

Mesmo com toda a super especialização o Dr Rubens Belfort é muito procurado para exames de rotina, durante atendimento premium, com consulta minuciosa para check-up, consulta de óculos e consultoria em todas as áreas da oftalmologia.

Treinado em oftalmologia na Escola Paulista de Medicina, é especialista em Oftalmologia pelo Conselho Brasileiro de Oftalmologia, Membro da Sociedade Internacional de Oncologia Ocular, Academia Americana de Oftalmologia, Sociedade Brasileira de Cancerologia, Sociedade Brasileira de Retina e Vítreo, da BIOPSY e da ARVO (Association for Research in Vision and Ophthalmology).

Em Janeiro de 2014, além da chefia do setor de Oncologia Ocular do Departamento de Oftalmologia da Universidade Federal de São Paulo, UNIFESP / Escola Paulista de Medicina passou a comandar o centro de Oncologia Ocular do Amazonas, em Manaus, onde desenvolve atividade voluntária e filantrópica. O Dr Rubens Belfort Neto também foi o idealizador, captador e hoje coordena o Centro de Oncologia Ocular, projeto de diagnóstico e tratamento de câncer ocular desenvolvido no Instituto da Visão com apoio da lei Pronon do Ministério da Saúde que permitiu tratamento de centenas de pacientes com cancer ocular.

Autoria de capítulos:

  • Editor de Oftalmologia do Manual de Pediatria da Sociedade Brasileira de Pediatria (2016)
  • Fundo de Olho – Livro: Guia de Clínica Médica. Autores: Drs. Antonio Carlos Lopes e Renato Delascio Lopes.
  • Diagnóstico diferencial de olho vermelho – Livro: Guia de Clínica Médica. Autores: Drs. Antonio Carlos Lopes e Renato Delascio Lopes.
  • Alterações Oculares de doenças sistêmicas – Livro: Guia de Clínica Médica. Autores: Drs. Antonio Carlos Lopes e Renato Delascio Lopes.
  • Melanomas of the Uvea – Livro: MANUAL UNIFESP DE CONDUTAS EM OFTALMOLOGIA. Autores: Cecília Moeller.
  • Tumores intra-oculares – Livro: Oftalmogeriatria. Editores: Dra Marcela Cypel e Dr Rubens Belfort Jr. 2009
  • Retinoblastoma – Livro: Oftalmopediatria. Editores: Dra Celia Nakanami e Dr Rubens Belfort Jr.
  • Tumores de órbita – Livro: Oftalmopediatria. Editores: Dra Celia Nakanami e Dr Rubens Belfort Jr.
  • Retinoblastoma e doenças da retina- Livro: Tratado de Pediatria, Sociedade Brasileira de Pediatria. Editores: Fabio Ancona Lopez e Dioclécio Campos Jr. 2009

Títulos e cargos:

  • Professor Afiliado da Universidade Federal de São Paulo – Escola Paulista de Medicina (2018-2020)
  • Presidente da Sociedade Pan-Americana de Oncologia Ocular (2016-2018)
  • Doutor em Oftalmologia pela UNIFESP (PhD) – 2011
  • Médico especialista em Oftalmologia pelo Conselho Brasileiro de Oftalmologia, com título pela Associação Médica Brasileira (AMB)
  • Membro da Sociedade Brasileira de Retina e Vítreo
  • Membro Efetivo da Sociedade Brasileira de Cancerologia
  • Membro da Sociedade Internacional de Oncologia Ocular
  • International Member – American Academy of Ophthalmology
  • Associate Secretary-Portuguese Language Region – Executive Committee – Pan-American Association of Ophthalmology (2015-2017)
  • Especialista em Mácula – UNIFESP 2015

Formação e Cargos – Oncologia e Patologia Ocular

  • Presidente da Sociedade Pan-Americana de Oncologia Ocular (2016-2018)
  • Chefe do setor de Oncologia Ocular da Escola Paulista de Medicina – Universidade Federal de São Paulo – UNIFESP (2011 até 2016)
  • Chefe do serviço de oncologia ocular do Amazonas
  • Oftalmologista formado pela Escola Paulista de Medicina, Universidade Federal de São Paulo – UNIFESP
  • Fellow no setor de Oncologia Ocular, Departamento de Oftalmologia, UNIFESP
  • Fellow no Departamento de Oftalmologia, McGill University, Canada: Patologia Ocular, Oncologia Ocular e Plástica Ocular
  • Fellow em Oncologia Ocular – Cole Eye Institute, Cleveland Clinic, Ohio, EUA – Setor de Oncologia Ocular
  • Fellow em Oncologia Ocular – MD Anderson Cancer Center, Texas, EUA – Departamento de Oftalmologia

Formação

Formado em Medicina pela Santa Casa de São Paulo e em oftalmologia pela Escola Paulista de Medicina, tem doutorado e pós doutorado pela Universidade Federal de São Paulo. É especialista em Oftalmologia pelo Conselho Brasileiro de Oftalmologia. Realizou fellow de patologia e oncologia ocular em 2007 na Universidade McGill, em Montreal, Canadá. O Dr Rubens Belfort Neto também foi treinado nos mais importantes centros de oncologia ocular dos Estados Unidos, como o MD Anderson Cancer Center, no Texas, em 2008 e na Cleveland Clinic, em Ohio, em 2009.

O Dr Rubens Belfort Neto participou do Curso de Oftalmologia “Dr Guillermo Pico Santiago” em Porto Rico (E.U.A.), pela Associação Pan-Americana de Oftalmologia em 2005, tendo recebido bolsa da Associação Pan-Americana de Oftalmologia para o curso.

Trabalho assistencial

O Dr Rubens Belfort Neto é médico voluntário e doa seu tempo atendendo no setor de Oncologia Ocular da Escola Paulista de Medicina, além de orientar projetos de pesquisa nesta área. Participa ainda do Centro de Oncologia Ocular do Amazonas, como secretário da Associação Pan-Americana de Oftalmologia e serve como ex- Presidente da Sociedade Pan-Americana de Oncologia Ocular.

 

Para agendar uma consulta com a nossa equipe, é só entrar em contato: ligar para (11) 3062-0517 , WhatsApp (11) 95091-6626 ou e-mail para contato@clinicabelfort.com.br.

 

Artigo escrito pela equipe da Clínica Belfort. Atualizado em 2021. Proibida reprodução parcial ou total sem autorização. Este artigo contém apenas informações gerais sobre doenças oculares e não substitui a avaliação por oftalmologista.