A campimetria é um exame ocular que estuda a percepção visual central e periférica. Quando o oftalmologista mede a visão de longe e de perto ele está avaliando a visual central. A percepção periférica é avaliada com um exame especial chamado de campo visual. Existem diferentes tipos de campos visuais, o mais usado hoje em dia é o automatizado, realizado por uma máquina especial e recebe o nome de perimetria computadorizada. O exame pode identificar áreas sem visão, chamadas de escotomas, que não são percebidas pelo paciente.

No exame de perimetria computadorizada o paciente encosta o rosto no aparelho e deve apertar um botão toda vez que percebe a luz piscando. O exame não tem risco e o paciente não sente nenhuma dor.

O exame de campo visual serve para diagnosticar doenças e também para acompanhar o tratamento e identificar piora em toda doença que altera o campo visual, principalmente glaucoma e doenças do nervo óptico, além de tumores cerebrais e doenças neurológicas.

Achamos que deve ser solicitado o menor número possível de exames para um diagnóstico preciso, evitando gasto financeiro e de tempo do paciente. Nem a clínica Belfort nem qualquer de nossos médicos recebe qualquer benefício econômico em relação a exames complementares realizados fora da clínica.

Geralmente solicitamos exames nos seguintes laboratórios: Laboratório Fleury, Laboratório do Hospital Albert Einstein e Instituto da Visão. Estes são os laboratórios mais precisos e com os melhores equipamentos do Brasil. Os exames podem ser cobertos pelo convênio de saúde, dependendo do plano de cada paciente.

Atenção:

Este exame não é realizado na Clínica Belfort.

Existem diversos centros diagnósticos onde este exame pode ser realizado, geralmente recomendamos o Instituto da Visão (IPEPO – tel 11 3016-4080) ou o Laboratório Fleury (tel 11 3179-0822).

Ambos aceitam convênio e particular, nenhum tem relação comercial com a Clínica Belfort, mas excelente qualidade nos exames.

A Clínica Belfort possui a solução mais completa para as doenças oculares. Além de tratamento com os melhores profissionais do país, a clínica conta com os mais diversos exames e cirurgias oftalmológicas.

Para agendar uma consulta com a nossa equipe, é só entrar em contato por e-mail ou ligar em um dos nossos telefones.

Veja mais:

Em que situação realiza-se um transplante de córnea? O sucesso é garantido?

Existe alguma característica específica da dor de cabeça de origem ocular? Em que situação ela costuma se manifestar?

Quando devo procurar um oftalmologista?

Doenças relacionadas:

Exames relacionados:

Curva Tensional Diária

Mapeamento de Retina

Gonioscopia

Fundoscopia (Fundo de Olho)

Cirurgias relacionadas:

Cirurgia de Glaucoma