Exames

O teste do olhinho é um exame ocular que pode ser realizado por médico oftalmologista ou pediatra que serve para identificar alterações oculares presentes no nascimento. Se o teste do olhinho é alterado a criança é encaminhada para um exame oftalmológico completo que pode diagnosticar doenças oculares, como catarata congênita, tumor, glaucoma ou estrabismo, aumentando as chances de cura.

O teste geralmente é realizado na maternidade e nas consultas com o pediatra, sendo que é obrigatório em algumas cidades do Brasil.

 

Para agendar uma consulta e realizar esse exame com a nossa equipe, é só entrar em contato por e-mail ou ligar em um dos nossos telefones.

Artigo escrito pela equipe da Clínica Belfort. Atualizado em Setembro de 2018. Proibida reprodução parcial ou total sem autorização. Este artigo e vídeo contêm apenas informações gerais sobre doenças oculares. Este texto não substitui a avaliação por oftalmologista.

Exames

Retinografia é uma fotografia colorida do fundo de olho. Ela mostra o que o médico vê quando faz o exame de “fundo de olho” ou “mapeamento de retina”. A retinografia serve para documentar a retina para comparação futura ou para mostrar para o paciente o que o médico viu durante o exame.

Para realizar o exame o paciente tem as pupilas dilatadas e o médico ou técnico usa uma câmera especial para fazer a fotografia.

Exemplo de retinografia convencional:

Retinografia

Retinografia do olho esquerdo – Exame normal

 

Alguns aparelhos mais modernos permitem fotografar maior área da retina, como percebemos na imagem abaixo:

Retinografia - aparelhos modernos mostram uma área maior da retina

Achamos que devem ser solicitados o menor número possível de exames para um diagnóstico preciso, evitando gasto financeiro e de tempo do paciente. Nem a clínica Belfort nem qualquer de nossos médicos recebe qualquer benefício econômico em relação a exames complementares realizados fora da clínica.

Geralmente solicitamos exames oftalmológicos nos seguintes laboratórios: Laboratório Fleury e Instituto da Visão ou sob cuidados de médicos específicos no caso de exames de ultrassom ocular. Estes são os laboratórios mais precisos e com os melhores equipamentos do Brasil. Os exames podem ser cobertos pelo convênio de saúde, dependendo do plano de cada paciente.

Artigo escrito pela equipe da Clínica Belfort. Atualizado em 2018. Proibida reprodução parcial ou total sem autorização. Este artigo e vídeo contêm apenas informações gerais sobre doenças oculares. Este texto não substitui a avaliação por oftalmologista.

A tomografia de coerência óptica, também chamada de OCT, é um exame que utiliza luz para avaliar as camadas da retina. É um dos exames mais modernos e úteis da oftalmologia e permite avaliar as células da retina e identificar uma série de doenças como edema de mácula, coroidopatia serosa central e degeneração macular relacionada à idade, entre outras.

Existem diferentes aparelhos de OCT que apresentam velocidade e definição diferentes. Os aparelhos mais modernos são chamados de “spectral domain OCT” e geram as melhores imagens.

O exame de OCT não utiliza radiação nem contraste injetado na veia. Normalmente é necessário dilatar as pupilas para fazer o exame. Depois de dilatar as pupilas alguns pacientes apresentam piora da visão e incomodo com luz (fotofobia) depois de dilatar as pupilas e geralmente não é recomendado ir dirigindo para fazer o exame.

Exame normal de OCT da região da mácula:

Exame normal de OCT da região da mácula

OCT normal

 

Exame de OCT alterado mostrando edema cistóide:

Exame de OCT alterado mostrando edema cistóide

Edema Cistoide no exame de OCT

 

Achamos que devem ser solicitados o menor número possível de exames para um diagnóstico preciso, evitando gasto financeiro e de tempo do paciente. Nem a clínica Belfort nem qualquer de nossos médicos recebe qualquer benefício econômico em relação a exames complementares realizados fora da clínica.

Geralmente solicitamos exames nos seguintes laboratórios: Laboratório Fleury, Laboratório do Hospital Albert Einstein, Instituto da Visão e Retina Clinic. Estes são os laboratórios mais precisos e com os melhores equipamentos do Brasil. Os exames podem ser cobertos pelo convênio de saúde, dependendo do plano de cada paciente.

Atenção:

Este exame não é realizado na Clínica Belfort.

Existem diversos centros diagnósticos onde este exame pode ser realizado, geralmente recomendamos o Instituto da Visão (IPEPO – tel 11 3016-4080) ou o Laboratório Fleury (tel 11 3179-0822).

Ambos aceitam convênio e particular, nenhum tem relação comercial com a Clínica Belfort, mas excelente qualidade nos exames.

 

A Clínica Belfort possui a solução mais completa para as doenças oculares. Além de tratamento com os melhores profissionais do país, a clínica conta com os mais diversos exames e cirurgias oftalmológicas.

Para agendar uma consulta com a nossa equipe, é só entrar em contato por e-mail ou ligar em um dos nossos telefones.

 

Veja mais:

Existe injeção no olho? Para que serve?

 

Doença relacionada:

Degeneração ocular

 

Exame Relacionado:

Angiofluoresceinografia

 

O exame com o oftalmologista avalia a visão do paciente e a saúde dos olhos. A acuidade visual é a medida da quantidade de visão. Simplificando mais, seria o nível de “nitidez” com que o olho consegue enxergar.

O exame de vista também inclui avaliação do grau dos óculos, chamado de exame de refração, além do exame da parte da frente do olho, chamado de biomicroscopia e da parte do fundo do olho.

É importante fazer exame oftalmológico regularmente, especialmente depois dos 40 anos de idade ou se o paciente apresenta algum sintoma ocular.

A Clínica Belfort possui a solução mais completa para as doenças oculares. Além de tratamento com os melhores profissionais do país, a clínica conta com os mais diversos exames e cirurgias oftalmológicas.

Achamos que devem ser solicitados o menor número possível de exames para um diagnóstico preciso, evitando gasto financeiro e de tempo do paciente. Nem a Clínica Belfort nem qualquer de nossos médicos recebe qualquer benefício econômico em relação a exames complementares realizados fora da clínica.

Geralmente solicitamos exames nos seguintes laboratórios: Laboratório Fleury, Laboratório do Hospital Albert Einstein e Instituto da Visão. Estes são os laboratórios mais precisos e com os melhores equipamentos do Brasil. Os exames podem ser cobertos pelo convênio de saúde, dependendo do plano de cada paciente.

Para agendar uma consulta e realizar esse exame com a nossa equipe, é só entrar em contato por e-mail ou ligar em um dos nossos telefones.

Veja mais:

O que são miopia, hipermetropia e astigmatismo?

 

Doenças relacionadas:

Astigmatismo

Miopia

Hipermetropia

 

Cirurgias relacionadas:

Cirurgia de Astigmatismo

Cirurgia Refrativa

Cirurgia de Miopia

Cirurgia de Hipermetropia

O mapeamento da retina faz parte do exame oftalmológico completo. Neste exame as pupilas do paciente são dilatadas com uso de colírio, permitindo que o médico oftalmologista enxergue a parte do fundo do olho e avalie o nervo óptico, a retina, os vasos e a mácula.

Para este exame o médico usa um aparelho especial parecido com um capacete, que projeta luz nos olhos do paciente e permite ver o fundo do olho com a ajuda de uma lente especial. Depois do exame o paciente fica algumas horas de pupila dilatada.

Esta é uma fotografia que mostra o que o médico vê durante o exame de mapeamento de retina. Observamos a retina, os vasos sanguíneos, o nervo óptico e a área da mácula:

Mapeamento de Retina

Este exame é fundamental para identificar doenças da retina e nervo óptico como retinopatia diabética, glaucoma, tumores oculares, entre outras doenças.

A Clínica Belfort possui a solução mais completa para as doenças oculares. Além de tratamento com os melhores profissionais do país, a clínica conta com os mais diversos exames e cirurgias oftalmológicas. Artigo produzido pela clínica Belfort proibida reprodução sem autorização. Atualizado em 2018.

Para agendar uma consulta com a nossa equipe, é só entrar em contato por e-mail ou ligar em um dos nossos telefones.

 

Veja mais:

Qual o motivo de enxergar um pontinho preto ou “mosquinha” na visão?

Em que situação realiza-se um transplante de córnea? O sucesso é garantido?

Existe alguma característica específica da dor de cabeça de origem ocular? Em que situação ela costuma se manifestar?

Quando devo procurar um oftalmologista?

 

Doenças relacionadas:

Moscas Volantes

Glaucoma

Retinopatia Diabética

 

Exames relacionados:

Tonometria de Aplanação

Curva Tensional Diária

Campimetria

Gonioscopia

Fundoscopia (Fundo de Olho)

 

Cirurgias relacionadas:

Descolamento de Retina

Cirurgia de Glaucoma

 

A campimetria é um exame ocular que estuda a percepção visual central e periférica. Quando o oftalmologista mede a visão de longe e de perto ele está avaliando a visual central. A percepção periférica é avaliada com um exame especial chamado de campo visual. Existem diferentes tipos de campos visuais, o mais usado hoje em dia é o automatizado, realizado por uma máquina especial e recebe o nome de perimetria computadorizada. O exame pode identificar áreas sem visão, chamadas de escotomas, que não são percebidas pelo paciente.

No exame de perimetria computadorizada o paciente encosta o rosto no aparelho e deve apertar um botão toda vez que percebe a luz piscando. O exame não tem risco e o paciente não sente nenhuma dor.

O exame de campo visual serve para diagnosticar doenças e também para acompanhar o tratamento e identificar piora em toda doença que altera o campo visual, principalmente glaucoma e doenças do nervo óptico, além de tumores cerebrais e doenças neurológicas.

Achamos que deve ser solicitado o menor número possível de exames para um diagnóstico preciso, evitando gasto financeiro e de tempo do paciente. Nem a clínica Belfort nem qualquer de nossos médicos recebe qualquer benefício econômico em relação a exames complementares realizados fora da clínica.

Geralmente solicitamos exames nos seguintes laboratórios: Laboratório Fleury, Laboratório do Hospital Albert Einstein e Instituto da Visão. Estes são os laboratórios mais precisos e com os melhores equipamentos do Brasil. Os exames podem ser cobertos pelo convênio de saúde, dependendo do plano de cada paciente.

Atenção:

Este exame não é realizado na Clínica Belfort.

Existem diversos centros diagnósticos onde este exame pode ser realizado, geralmente recomendamos o Instituto da Visão (IPEPO – tel 11 3016-4080) ou o Laboratório Fleury (tel 11 3179-0822).

Ambos aceitam convênio e particular, nenhum tem relação comercial com a Clínica Belfort, mas excelente qualidade nos exames.

 

A Clínica Belfort possui a solução mais completa para as doenças oculares. Além de tratamento com os melhores profissionais do país, a clínica conta com os mais diversos exames e cirurgias oftalmológicas.

Para agendar uma consulta com a nossa equipe, é só entrar em contato por e-mail ou ligar em um dos nossos telefones.

 

Veja mais:

Em que situação realiza-se um transplante de córnea? O sucesso é garantido?

Existe alguma característica específica da dor de cabeça de origem ocular? Em que situação ela costuma se manifestar?

Quando devo procurar um oftalmologista?

 

Doenças relacionadas:

Glaucoma

 

Exames relacionados:

Curva Tensional Diária

Mapeamento de Retina

Gonioscopia

Fundoscopia (Fundo de Olho)

 

Cirurgias relacionadas:

Cirurgia de Glaucoma

A paquimetria é o exame que avalia a espessura corneana (camada transparente na frente dos olhos). Importante aliado na avaliação de cirurgia refrativa (para deixar de usar óculos ou lentes de contato) e para diagnóstico de doenças da córnea como ceratocone e medir a quantidade de edema de córnea.

O exame revela um número em micras, indicando a espessura em diferentes partes da córnea.

Pode ser realizado de duas formas: paquimetria óptica ou ultrassônica. O método óptico utiliza aparelho que não toca nos olhos e no caso da ultrassônica é necessário pingar colírio anestésico e o aparelho toca levemente nos olhos. Nenhum dos métodos é doloroso.

Achamos que deve ser solicitado o menor número possível de exames para um diagnóstico preciso, evitando gasto financeiro e de tempo do paciente. Nem a clínica Belfort nem qualquer de nossos médicos recebe qualquer benefício econômico em relação a exames complementares realizados fora da clínica.

Geralmente solicitamos exames nos seguintes laboratórios: Laboratório Fleury, Laboratório do Hospital Albert Einstein e Instituto da Visão. Estes são os laboratórios mais precisos e com os melhores equipamentos do Brasil. Os exames podem ser cobertos pelo convênio de saúde, dependendo do plano de cada paciente.

A Clínica Belfort possui a solução mais completa para as doenças oculares presentes na população. Além de tratamentos com os melhores profissionais do país, a clínica conta com os mais diversos exames oftalmológicos.

Para agendar uma consulta com a nossa equipe, é só entrar em contato por e-mail ou ligar em um dos nossos telefones.

 

Veja mais:

Qualquer uma pessoa pode ter catarata? A catarata cega?

 

Doenças relacionadas:

Ceratocone

Catarata

 

Cirurgias relacionadas:

Cirurgia de Catarata

Facoemulsificação

Angiofluoresceinografia ou Retinografia Fluorescente é um procedimento de diagnóstico que utiliza uma câmera fotográfica especial para tirar uma série de fotografias da retina, depois de injetado corante na veia do paciente.

O corante, fluoresceína sódica, é injetado na veia do braço para a realização do exame. O corante vai do sistema venoso para a circulação arterial e atinge o globo ocular. Na medida em que o corante passa através dos vasos da retina, são tiradas fotos. Normalmente os vasos retinianos são impermeáveis ao corante. Se os vasos não estão normais, o corante extravasa do sistema vascular para a retina. O exame também permite ver áreas da retina sem vascularização, chamadas áreas avasculares, que causam perda da visão.

A angiofluoresceinografia é muito útil para diagnóstico de doenças da retina que alteram os vasos, como diabetes, degeneração macular relacionada à idade e vasculites, entre outras.

Esse procedimento é freqüentemente confundido com exames radiográficos que utilizam iodo, mas não é o caso. O risco de reação alérgica ou problemas renais pelo contraste é baixo e o médico deve avaliar o risco e benefício em pedir este exame.

Achamos que deve ser solicitado o menor número possível de exames para um diagnóstico preciso, evitando gasto financeiro e de tempo do paciente. Nem a clínica Belfort nem qualquer de nossos médicos recebe qualquer benefício econômico em relação a exames complementares realizados fora da clínica.

Geralmente solicitamos exames nos seguintes laboratórios: Laboratório Fleury, Laboratório do Hospital Albert Einstein e Instituto da Visão. Estes são os laboratórios mais precisos e com os melhores equipamentos do Brasil. Os exames podem ser cobertos pelo convênio de saúde, dependendo do plano de cada paciente.

Atenção:

Este exame não é realizado na Clínica Belfort.

Existem diversos centros diagnósticos onde este exame pode ser realizado, geralmente recomendamos o Instituto da Visão (IPEPO – tel 11 3016-4080) ou o Laboratório Fleury (tel 11 3179-0822).

Ambos aceitam convênio e particular, nenhum tem relação comercial com a Clínica Belfort, mas excelente qualidade nos exames.

 

A Clínica Belfort possui a solução mais completa para as doenças oculares. Além de tratamento com os melhores profissionais do país, a clínica conta com os mais diversos exames e cirurgias oftalmológicas.

 

Para agendar uma consulta com a nossa equipe, é só entrar em contato por e-mail ou ligar em um dos nossos telefones.

 

Veja mais:

Existe injeção no olho? Para que serve?

 

Doença relacionada:

Degeneração ocular

 

Exame relacionado:

OCT

 

Gonioscopia é um exame que avalia o ângulo da câmara anterior, que é a parte do olho entre a córnea e a íris (parte transparente e colorida na frente do olho). Este exame ajuda no diagnóstico de glaucoma e outras alterações oculares.

O exame pode ser feito com pupilas dilatadas ou não, dependendo do que o médico quer examinar. Os olhos são anestesiados com colírio e uma lente especial de contato é colocada pelo médico para realizar o exame, que dura alguns minutos.

No caso do glaucoma o exame permite verificar se o ângulo é aberto ou fechado e se há alterações como vasos anômalos na iris.

A Clínica Belfort possui a solução mais completa para as doenças oculares. Além de tratamento com os melhores profissionais do país, a clínica conta com os mais diversos exames e cirurgias oftalmológicas.

Para agendar uma consulta com a nossa equipe, é só entrar em contato por e-mail ou ligar em um dos nossos telefones.

 

Veja mais:

Em que situação realiza-se um transplante de córnea? O sucesso é garantido?

Existe alguma característica específica da dor de cabeça de origem ocular? Em que situação ela costuma se manifestar?

Quando devo procurar um oftalmologista?

 

Doenças relacionadas:

Glaucoma

 

Exames relacionados:

Curva Tensional Diária

Mapeamento de Retina

Campimetria

Fundoscopia (Fundo de Olho)

 

Cirurgias relacionadas:

Cirurgia de Glaucoma

 

fundoscopia, oftalmoscopia ou exame de fundo de olho é o exame em que se visualizam as estruturas do fundo de olho, dando atenção ao nervo óptico, os vasos retinianos, e a retina propriamente dita, especialmente sua região central denominada mácula.

Também chamado de mapeamento da retina, faz parte do exame oftalmológico completo. Neste exame as pupilas do paciente são dilatadas com uso de colírio, permitindo que o médico oftalmologista enxergue a parte do fundo do olho e avalie o nervo óptico, a retina, os vasos e a mácula.

Para este exame o médico usa um aparelho especial parecido com um capacete, que projeta luz nos olhos do paciente e permite ver o fundo do olho com a ajuda de uma lente especial. Depois do exame o paciente fica algumas horas de pupila dilatada.

Este exame é fundamental para identificar doenças da retina e nervo óptico como retinopatia diabética, glaucoma, tumores oculares, entre outras doenças.

Este é uma fotografia do fundo de olho que mostra o que o médico vê durante o exame:

Exame de fundo de olho

A Clínica Belfort possui a solução mais completa para as doenças oculares. Além de tratamento com os melhores profissionais do país, a clínica conta com os mais diversos exames e cirurgias oftalmológicas.

Para agendar uma consulta com a nossa equipe, é só entrar em contato por e-mail ou ligar em um dos nossos telefones.

 

Veja mais:

Em que situação realiza-se um transplante de córnea? O sucesso é garantido?

Existe alguma característica específica da dor de cabeça de origem ocular? Em que situação ela costuma se manifestar?

Quando devo procurar um oftalmologista?

 

Doenças relacionadas:

Glaucoma

Retinopatia Diabética

 

Exames relacionados:

Curva Tensional Diária

Mapeamento de Retina

Campimetria

Gonioscopia

 

Cirurgias relacionadas:

Cirurgia de Glaucoma

Texto produzido pela clínica Belfort proibida reprodução sem autorização. Atualizado em 2018.

Teste Ortóptico ou Teste de Motilidade Ocular é o exame oftalmológico realizado pelo ortoptista, após indicação do médico oftalmologista, para analisar a existência de alguma alteração da motilidade ocular (movimento dos olhos) e medir o desvio ocular. O exame mede o desvio ocular em diferentes posições e permite diagnosticar e programar o tratamento de uma série de doenças oculares.

Este teste é útil em pacientes com estrabismo, que é o desalinhamento ocular e pode ser realizado em crianças ou adultos. Geralmente o teste não é necessário em pacientes com estrabismo, mas as vezes pode ser necessário no acompanhamento ou planejamento cirúrgico.

Tratamos muitos pacientes com estrabismo e diplopia na nossa clínica, mas o teste ortóptico não é realizado na Clínica Belfort, quando necessário recomendamos que seja realizado por profissionais externos.

Atenção:

Este exame não é realizado na Clínica Belfort. Quando necessário é realizado fora da clínica depois de orientação do Prof Belfort ou da nossa especialista em estrabismo Dra Claudia Faria.

 

A Clínica Belfort possui a solução mais completa para as doenças oculares. Além de tratamento com os melhores profissionais do país, a clínica conta com os mais diversos exames e cirurgias oftalmológicas.

Para agendar uma consulta com a nossa equipe, é só entrar em contato por e-mail ou ligar em um dos nossos telefones.

 

Veja mais:

O que é estrabismo?

Quais são os tipos de estrabismo?

O estrabismo é um problema apenas de “olho torto”?

Quais são os sintomas do estrabismo?

Como tratar o estrabismo?

 

Doença relacionada:

Estrabismo

 

Cirurgia relacionada:

Cirurgia de Estrabismo

Topografia de Córnea

A topografia da córnea, também conhecida como videoceratografia computadorizada, é uma técnica utilizada para avaliar a curvatura anterior e o formado da córnea. Para isso é utilizado um aparelho especial chamado topógrafo. O exame permite o diagnóstico e tratamento de uma série de doenças corneanas como astigmatismo e ceratocone, além de ajudar a avaliar se o paciente é bom candidato para a cirurgia refrativa (para deixar de usar óculos).

O resultado do exame é um mapa topográfico colorido que indica a curvatura da córnea. Neste exame não há toque do aparelho nos olhos e nenhum risco para o paciente.

Achamos que deve ser solicitado o menor número possível de exames para um diagnóstico preciso, evitando gasto financeiro e de tempo do paciente. Nem a clínica Belfort nem qualquer de nossos médicos recebe qualquer benefício econômico em relação a exames complementares realizados fora da clínica.

Geralmente solicitamos exames nos seguintes laboratórios: Laboratório Fleury, Laboratório do Hospital Albert Einstein e Instituto da Visão. Estes são os laboratórios mais precisos e com os melhores equipamentos do Brasil. Os exames podem ser cobertos pelo convênio de saúde, dependendo do plano de cada paciente.

A Clínica Belfort possui a solução mais completa para as doenças oculares. Além de tratamento com os melhores profissionais do país, a clínica conta com os mais diversos exames e cirurgias oftalmológicas.

Para agendar uma consulta e realizar esse exame com a nossa equipe, é só entrar em contato por e-mail ou ligar em um dos nossos telefones.

 

Veja mais:

O que são miopia, hipermetropia e astigmatismo?

 

Doenças relacionadas:

Astigmatismo

 

Cirurgias relacionadas:

Cirurgia de Astigmatismo

Cirurgia Refrativa

Ceratometria é um exame realizado para descobrir qual a medida de curvatura central da córnea. Esta medida é importante para calcular o grau da lente que será implantada na cirurgia de catarata e também para adaptação de lentes de contato rígidas.

Um exame mais moderno, chamado topografia também avalia a curvatura da córnea.

 

A Clínica Belfort possui a solução mais completa para as doenças oculares presentes na população. Além de tratamentos com os melhores profissionais do país, a clínica conta com os mais diversos exames oftalmológicos.

Para agendar uma consulta com a nossa equipe, é só entrar em contato por e-mail ou ligar em um dos nossos telefones.

 

Veja mais:

Qualquer uma pessoa pode ter catarata? A catarata cega?

 

Doença relacionada:

Catarata

 

Cirurgias:

Cirurgia de Catarata

Facoemulsificação

O exame de estereofoto de papila ou retinografia estereoscópica de papila tem como objetivo principal a documentação da papila, que é a parte do nervo óptico vista por dentro do olho. O exame fotografa a papila e suas características como forma, contorno, tamanho, coloração e a escavação (que é a proporção com e sem fibras nervosas dentro da papila).

A estereofotografia é fundamental no acompanhamento de pacientes com glaucoma ou com doenças neuro oftalmológicas. Para o exame o paciente tem as pupilas dilatadas e um aparelho especial faz a fotografia. Além de trazer informações que as vezes não são visíveis ao médico durante a consulta este exame documenta o nervo e serve para referência futura. Nunca jogue fora exames antigos de retinografia ou estereo fotografia de pupila!

Achamos que deve ser solicitado o menor número possível de exames para um diagnóstico preciso, evitando gasto financeiro e de tempo do paciente. Nem a clínica Belfort nem qualquer de nossos médicos recebe qualquer benefício econômico em relação a exames complementares realizados fora da clínica.

Geralmente solicitamos exames nos seguintes laboratórios: Laboratório Fleury, Laboratório do Hospital Albert Einstein e Instituto da Visão. Estes são os laboratórios mais precisos e com os melhores equipamentos do Brasil. Os exames podem ser cobertos pelo convênio de saúde, dependendo do plano de cada paciente.

Atenção:

Este exame não é realizado na Clínica Belfort.

Existem diversos centros diagnósticos onde este exame pode ser realizado, geralmente recomendamos o Instituto da Visão (IPEPO – tel 11 3016-4080) ou o Laboratório Fleury (tel 11 3179-0822).

Ambos aceitam convênio e particular, nenhum tem relação comercial com a Clínica Belfort, mas excelente qualidade nos exames.

A Clínica Belfort possui a solução mais completa para as doenças oculares presentes na população. Além de tratamentos com os melhores profissionais do país, a clínica conta com os mais diversos exames oftalmológicos.

Para agendar uma consulta com a nossa equipe, é só entrar em contato por e-mail ou ligar em um dos nossos telefones.

Artigo escrito pela equipe da Clínica Belfort. Proibida reprodução parcial ou total sem autorização. Este artigo e vídeo contêm apenas informações gerais sobre doenças oculares. Este texto não substitui a avaliação por oftalmologista.

A tonometria de aplanação é um exame oftalmológico que permite a medida da pressão intra-ocular, esta medida faz parte da consulta oftalmológica de rotina. É fundamental para o diagnóstico e acompanhamento do paciente com glaucoma, sendo realizado em todos os pacientes acima dos 40 anos de idade ou se existe algum fator de risco como inflamação ocular.

Existem diferentes tipos de tonometria, como a tonometria de sopro que usa um jato de ar para medir a pressão, exame menos preciso e utilizado apenas como triagem. Apenas a tonometria de aplanação é considerada precisa nesta medida. Para o exame o paciente recebe uma gota de colírio anestésico e de corante no olho. O exame é rápido e não dói. A tonometria de aplanação também é chamada de tonometria de Goldman.

A Clínica Belfort possui a solução mais completa para as doenças oculares. Além de tratamento com os melhores profissionais do país, a clínica conta com os mais diversos exames e cirurgias oftalmológicas.

Para agendar uma consulta com a nossa equipe, é só entrar em contato por e-mail ou ligar em um dos nossos telefones.

 

Veja mais:

Em que situação realiza-se um transplante de córnea? O sucesso é garantido?

Existe alguma característica específica da dor de cabeça de origem ocular? Em que situação ela costuma se manifestar?

Quando devo procurar um oftalmologista?

 

Doenças relacionadas:

Glaucoma

 

Exames relacionados:

Curva Tensional Diária

Mapeamento de Retina

Campimetria

Gonioscopia

Fundoscopia (Fundo de Olho)

 

Cirurgias relacionadas:

Cirurgia de Glaucoma

A ultrassonografia ocular (ecografia) é um exame especial de ultrassom para avaliar os olhos e as estruturas ao redor dos olhos. Para este exame utiliza-se aparelho especial para permitir a obtenção de imagem de estruturas do bulbo ocular. O método é indolor, utilizando um gel na superfície dos olhos.

O exame de ultrassom ocular permite avaliar a presença de descolamento de retina, além de medir as estruturas e ser muito útil no diagnóstico e tratamento de tumores oculares.

Hoje existem médicos super especialistas em ultrassom ocular, permitindo exame com grande precisão e riqueza de detalhes.

Geralmente solicitamos exames nos seguintes laboratórios: Laboratório Fleury e Instituto da Visão. Estes são os laboratórios mais precisos e com os melhores equipamentos do Brasil. Os exames podem ser cobertos pelo convênio de saúde, dependendo do plano de cada paciente.

A Clínica Belfort possui a solução mais completa para as doenças oculares presentes na população. Além de tratamentos com os melhores profissionais do país, a clínica conta com os mais diversos exames oftalmológicos.

Para agendar uma consulta com a nossa equipe, é só entrar em contato por e-mail ou ligar em um dos nossos telefones.

Artigo escrito pela equipe da Clínica Belfort. Proibida reprodução parcial ou total sem autorização. Este artigo e vídeo contêm apenas informações gerais sobre doenças oculares. Este texto não substitui a avaliação por oftalmologista.

O Exame de Refração é realizado para conhecer o grau dos olhos e a visão do paciente. Este é o exame que permite descobrir se o paciente tem miopia, hipermetropia ou astigmatismo.

Para alguns pacientes, especialmente as crianças e adolescentes pode ser necessário dilatar a pupila para ter exame preciso do grau dos olhos do paciente.

Depois do exame o paciente recebe a receita, que permite comprar o óculos ou a lente de contato com o grau adequado.

A Clínica Belfort possui a solução mais completa para as doenças oculares presentes na população. Além de tratamentos com os melhores profissionais do país, a clínica conta com os mais diversos exames oftalmológicos.

Para agendar uma consulta e realizar esse exame com a nossa equipe, é só entrar em contato por e-mail ou ligar em um dos nossos telefones.

Artigo escrito pela equipe da Clínica Belfort. Proibida reprodução parcial ou total sem autorização. Este artigo e vídeo contêm apenas informações gerais sobre doenças oculares. Este texto não substitui a avaliação por oftalmologista.

Biometria Ocular é o exame da visão capaz de calcular a lente que vai ser colocada no olho depois da cirurgia de catarata. Este exame mede o tamanho do olho, também chamado de “comprimento axial”.

Existem diferentes aparelhos e técnicas de biometria, alguns utilizam ultrassom e outros luz, permitindo o cálculo da lente intra ocular.

Atenção:

Este exame não é realizado na Clínica Belfort.

Existem diversos centros diagnósticos onde este exame pode ser realizado, geralmente recomendamos o Instituto da Visão (IPEPO – tel 11 3016-4080) ou o Laboratório Fleury (tel 11 3179-0822).

Ambos aceitam convênio e particular, nenhum tem relação comercial com a Clínica Belfort, mas excelente qualidade nos exames.

A Clínica Belfort possui a solução mais completa para as doenças oculares presentes na população. Além de tratamentos com os melhores profissionais do país, a clínica conta com os mais diversos exames oftalmológicos.

Para agendar uma consulta com a nossa equipe, é só entrar em contato por e-mail ou ligar em um dos nossos telefones.

 

Veja mais:

Qualquer uma pessoa pode ter catarata? A catarata cega?

 

Doença relacionada:

Catarata

 

Cirurgias:

Cirurgia de Catarata

Facoemulsificação

O teste de Rosa Bengala utiliza um colírio de corante especial que permite observar se existem células epiteliais danificadas na superfície da córnea e da conjuntiva, característica de “olho seco”.

Desta maneira o exame pode auxiliar no diagnóstico de algumas doenças reumatológicas, que costumam causar secura ocular.

A Clínica Belfort possui a solução mais completa para as doenças oculares presentes na população. Além de tratamentos com os melhores profissionais do país, a clínica conta com os mais diversos exames oftalmológicos.

Para agendar uma consulta e realizar esse exame com a nossa equipe, é só entrar em contato por e-mail ou ligar em um dos nossos telefones.

Artigo escrito pela equipe da Clínica Belfort. Proibida reprodução parcial ou total sem autorização. Este artigo e vídeo contêm apenas informações gerais sobre doenças oculares. Este texto não substitui a avaliação por oftalmologista.

A Tomografia de Córnea (Orbscan) é um exame que avalia o formato da córnea, tanto da parte externa quanto interna, além de medir a espessura corneana.

É um exame útil em algumas doenças da córnea e nos paciente que querem fazer cirurgia refrativa (para tirar o grau dos olhos), mas hoje costuma ser substituído por exame chamado de Pentacam – mais moderno e mais preciso.

Atenção:

Este exame não é realizado na Clínica Belfort.

Existem diversos centros diagnósticos onde este exame pode ser realizado, geralmente recomendamos o Instituto da Visão (IPEPO – tel 11 3016-4080) ou o Laboratório Fleury (tel 11 3179-0822).

Ambos aceitam convênio e particular, nenhum tem relação comercial com a Clínica Belfort, mas excelente qualidade nos exames.

 

A Clínica Belfort possui a solução mais completa para as doenças oculares presentes na população. Além de tratamentos com os melhores profissionais do país, a clínica conta com os mais diversos exames oftalmológicos.

Para agendar uma consulta com a nossa equipe, é só entrar em contato por e-mail ou ligar em um dos nossos telefones.

Artigo escrito pela equipe da Clínica Belfort. Proibida reprodução parcial ou total sem autorização. Este artigo e vídeo contêm apenas informações gerais sobre doenças oculares. Este texto não substitui a avaliação por oftalmologista.

O teste do olhinho é um exame ocular que pode ser realizado por médico oftalmologista ou pediatra que serve para identificar alterações oculares presentes no nascimento. Se o teste do olhinho é alterado a criança é encaminhada para um exame oftalmológico completo que pode diagnosticar doenças oculares, como catarata congênita, tumor, glaucoma ou estrabismo, aumentando as chances de cura.

O teste geralmente é realizado na maternidade e nas consultas com o pediatra, sendo que é obrigatório em algumas cidades do Brasil.

 

Para agendar uma consulta e realizar esse exame com a nossa equipe, é só entrar em contato por e-mail ou ligar em um dos nossos telefones.

Artigo escrito pela equipe da Clínica Belfort. Atualizado em Setembro de 2018. Proibida reprodução parcial ou total sem autorização. Este artigo e vídeo contêm apenas informações gerais sobre doenças oculares. Este texto não substitui a avaliação por oftalmologista.

Glaucoma é o nome de um grupo de doenças distintas que envolvem pressão intraocular associada a doença do nervo óptico (neuropatia óptica). Na grande maioria dos casos de glaucoma a pressão intraocular é elevada e um fator de risco para o desenvolvimento da lesão nervosa. Também é possível uma pessoa desenvolver dano no nervo com pressão intraocular normal, apesar de raro. Além do exame médico alguns exames especiais ajudam no diagnóstico do glaucoma, como fotografia do nervo, campo visual e exame de OCT.

Reduzir a pressão diminui a perda visual e é a forma de tratar esta doença. O tratamento geralmente é feito com colírio, mas as vezes é necessário operar. Laser também pode ser utilizado em alguns casos. Se não for tratado, o glaucoma leva ao dano permanente do disco óptico da retina, causando uma perda progressiva do campo visual.

Por ser uma doença silenciosa, é a segunda maior causa de cegueira irreversível no mundo segundo dados da Organização Mundial de Saúde. Uma vez diagnosticado, o glaucoma não possui cura, mas pode ser controlado através de tratamento, impedindo sua evolução e a cegueira.

O diagnóstico precoce do glaucoma pode evitar futuras complicações, a progressão ou até mesmo a cegueira por causa da doença. Por isso, a consulta a um oftalmologista deve ser feita anualmente depois dos 40 anos de idade.

Geralmente solicitamos exames nos seguintes laboratórios: Laboratório Fleury e Instituto da Visão. Estes são os laboratórios mais precisos e com os melhores equipamentos do Brasil. Os exames podem ser cobertos pelo convênio de saúde, dependendo do plano de cada paciente.

A Clínica Belfort possui a solução mais completa para as doenças oculares presentes na população. Além de tratamentos com os melhores profissionais do país, a clínica conta com os mais diversos exames oftalmológicos.

Para agendar uma consulta e realizar esse exame com a nossa equipe, é só entrar em contato por e-mail ou ligar em um dos nossos telefones.