Porque a visão para perto piora com a idade?

A partir dos 40 anos de idade o olho começa a ter dificuldade para focar para perto. Isso chama presbiopia e não é considerada uma doença, mas um fenômeno normal da vida. Mesmo quem nunca precisou de óculos vai precisar de ajuda para perto depois dos 40 anos de idade e isso é popularmente conhecido como “vista cansada” e começa como uma dificuldade para enxergar para perto, com o paciente afastando o texto para ler com conforto. A presbiopia acontece em todos os seres humanos do planeta e é determinado pelo relógio biológico, extremamente preciso, como a puberdade.

Não existem exercícios, vitaminas ou qualquer outra maneira de evitar este problema.

Os pacientes míopes têm a opção de retirar seus óculos e, com a miopia, enxergar melhor para perto.

A melhor maneira de corrigir este problema é com o uso de óculos, mas lentes de contato também ajudam. Os tais “óculos prontos”, ou “óculos de farmácia” ajudam pacientes sem necessidade de grau para longe a enxergar para perto depois dos 40 anos de idade. Ainda não existe cirurgia segura e com resultado confiável para corrigir este problema.

Artigo escrito pela equipe da Clínica Belfort. Proibida reprodução parcial ou total sem autorização. Este artigo contêm apenas informações gerais sobre doenças oculares e não substituem a avaliação por oftalmologista.

A Clínica Belfort possui a solução mais completa para as doenças oculares. Além de tratamento com os melhores profissionais do país, a clínica conta com os mais diversos exames e cirurgias oftalmológicas.

Para agendar uma consulta com a nossa equipe, é só entrar em contato por e-mail ou ligar em um dos nossos telefones.