Infelizmente sim. O risco é estimado em 10% de chance de descolar novamente.
Quando tratamos um descolamento de retina, nós colocamos a retina no lugar, fazemos laser (que funciona como uma cola que vai fazer a retina ficar bem aderida) e tratamos a causa do descolamento – que geralmente é uma rasgadura da retina ou uma tração, que puxa a retina para fora do lugar. Até que o laser cicatrize, o que demora cerca de 3 a 4 semanas, é o período de maior risco da retina voltar a descolar.
Claro que a técnica cirúrgica mais moderna, aliada aos melhores equipamentos, diminui esse risco, mas infelizmente ele sempre existe. Por isso, durante o pós-operatório, o médico vai reexaminando o paciente e adequando o tratamento. Às vezes precisamos limitar atividade física, manter o paciente numa posição de cabeça específica, aplicar mais laser, tudo para aumentar a chance da retina ficar colada e não ser necessário reoperar.
De maneira geral, o risco de um novo descolamento é de 10%, mas claro que alguns casos podem ser mais complicados, especialmente quando o descolamento foi por um trauma ou por doenças como o diabetes. Teu médico vai ser capaz de te explicar tudo e orientar a melhor estratégia para diminuir o risco de termos que reoperar.