Agendamento
Telefone: (55) 11 3062-0517

Visão dupla é problema oftalmológico ou neurológico?

Depende. Se o paciente tem visão dupla com um dos olhos fechados (enxergando apenas com o olho que vê duplo) geralmente é um problema do olho, e pode ser simples falta de óculos.

No caso da visão dupla com os dois olhos abertos temos que pensar num problema neurológico, do nervo ou dos músculos que mudam a posição dos olhos. Neste caso a visão dupla chama diplopia e é causada pelo não-alinhamento adequado dos olhos. Assim, um olho fornece ao cérebro uma visão diferente daquela fornecida pelo outro, ocorrendo a imagem dupla. O paciente termina naturalmente por fechar um dos olhos. A maior parte dos problemas causadores de visão dupla diz respeito à musculatura extrínseca dos olhos, entre causas comuns estão diabetes, pressão alta e alteração da tireóide.

Raramente a visão dupla pode ser sinal de doença mais séria no corpo ou cérebro, como tumores intracranianos, aneurismas ou doenças sistêmicas ou imunológicas. Assim, pode ser tratada pelo neurologista ou pelo oftalmologista, desde que tenham conhecimento para fazer a análise do problema. Um bom exame clínico e exames de imagem como ressonância magnética costumam ajudar a identificar a causa do problema.

 

Em 2020 a família Belfort completa 100 anos de oftalmologia e 120 anos de visão. São 4 gerações de professores pesquisadores e 5 gerações em ótica, desde o tataravô astrônomo. Somos especialistas em tratar doenças dos olhos e promover saúde ocular e boa visão. Excelência da medicina moderna, com o carinho e cuidado da medicina de antigamente.

Para agendar uma consulta com a nossa equipe, é só entrar em contato: ligar para (11) 3062-0517, WhatsApp (11) 95091-6626 ou e-mail para contato@clinicabelfort.com.br .

Artigo escrito pela equipe da Clínica Belfort. Atualizado em 2020. Proibida reprodução parcial ou total sem autorização. Este artigo contém apenas informações gerais sobre doenças oculares e não substitui a avaliação por oftalmologista.

Perguntas Frequentes