Veja mais

Porque geralmente a cirurgia de catarata é realizada junto com a vitrectomia?

Quando realizamos a cirurgia de vitrectomia, é muito comum que o paciente já tenha uma catarata leve pela idade e, mesmo que não tenha, a cirurgia de retina causa o aumento da catarata. Desta maneira, se o paciente ainda não foi operado de catarata, já aproveitamos a mesma cirurgia para tratar a catarata e evitar que depois de poucas semanas da cirurgia seja necessária nova operação para tratar a catarata.

Além disso, quando operamos a catarata, permitimos que a cirurgia de retina seja mais cuidadosa e caprichosa, porque conseguimos retirar o vítreo que fica ao redor da lente natural do olho. Isso aumenta o sucesso e diminui o risco de redescolamento.

Apesar de tudo isso, algumas vezes, quando a cirurgia de retina é realizada como urgência (por exemplo, de madrugada ou no final de semana), não é possível ter a lente certa personalizada e portanto, nestes casos específicos, não fazemos a cirurgia de catarata.

Converse com teu médico que vai te explicar todos os detalhes da cirurgia que vai ser realizada no teu olho. Garanta que todas as tuas dúvidas e de tua família foram esclarecidas.