Drusas são alterações da retina causadas pela idade. Muitas pessoas acima dos 60 anos de idade têm drusas e muitas vezes isso não é sinal de doença. O médico consegue ver as drusas quando faz o exame do fundo de olho, geralmente com as pupilas dilatadas. As vezes pode ser necessário um exame chamado tomografia de coerência óptica, ou OCT, para avaliar as drusas e determinar se é necessário algum outro tratamento.
As drusas podem ser sinal de uma doença chamada de degeneração macular relacionada à idade, que pode afetar a visão central do paciente de forma irreversível e por isso deve ser tratada assim que possível. O médico consegue examinar e saber se no teu caso existe a degeneração da macula ou não, e se é necessário tratar ou apenas te acompanhar.
O tratamento depende do tipo da doença e as vezes envolve vitaminas via oral e as vezes a aplicação de remédios especiais que impedem a perda da visão. Para o idoso a visão é fundamental para a independência e qualidade de vida, se tiver drusas agende consulta com um médico experiente e bem atualizado para estar certo de que a doença não está progredindo com risco de afetar a visão.
O Prof Rubens Belfort e o Dr Guilherme Sturzeneker são especialistas em doenças da retina e da mácula e estão as ordens para examinar e ajudar.