O mais importante é controlar bem o açúcar no sangue, isso diminui o risco de ter a doença da retina e aumenta a chance da doença ser controlada. Por mais maravilhosa que esteja a medicina , sem bom controle da glicemia, o risco de ficar sem visão é muito grande.
Além do controle do açúcar do sangue com ajuda de remédios que teu endocrinologista ou clínico vão te prescrever, o oftalmologista tem uma série de opções para evitar que a doença piore e afete tua visão. Hoje temos exames diagnósticos e tratamentos como o laser super moderno, muito mais preciso, rápido e menos doloroso do que os aparelhos do passado, além de termos remédios novos que ajudam a melhorar a visão do paciente.
Para os casos mais graves temos a cirurgia de vitrectomia, que melhorou muito nos últimos 20 anos e hoje conta com tecnologia super moderna e claro, com médicos da nova geração que são super habilidosos neste tratamento. A injeção de remédios novos chamados anti-VEGF também ajudam a combater a doença e diminuir o edema de mácula, a principal causa de piora da visão destes pacientes.