Depois da cirurgia, o paciente fica com o tampão até o dia seguinte, geralmente não é necessário dormir no hospital e na visita de pós-operatório no dia seguinte o médico examina o olho, mede a pressão intraocular e orienta o uso de colírios, que geralmente são utilizados de hora em hora na primeira semana de pós-operatório. A visão do olho operado costuma estar muito ruim, pela inflamação e porque na grande maioria das vezes o médico tem que colocar ar, gás ou óleo de silicone dentro do olho ao fim da cirurgia – o que deixa a visão muito ruim por dias ou até semanas. Claro que teu médico vai te explicar qual substância foi utilizada e a expectativa de melhora da visão.
A vitrectomia infelizmente é uma cirurgia com pós-operatório chato, com incômodo e dor moderada. Teu médico vai prescrever remédios para aliviar a dor nos primeiros dias depois da cirurgia.
É muito comum que o paciente precise ficar em uma posição específica depois da cirurgia, por exemplo deitado de lado ou mesmo olhando para o chão, isso porque o gás que é colocado dentro do olho nos ajuda a manter a retina colada.
Esta necessidade de ficar numa posição específica, chamada de “posição de cabeça”, pode ser muito chata, mas é uma das coisas mais importantes para a cirurgia ser um sucesso. Muitas vezes recomendamos que o paciente alugue uma cadeira especial para ficar nesta posição sem maior incômodo e sofrimento. Se for utilizado ar ou gás, o paciente está proibido de viajar de avião ou viajar para lugares com outras altitudes, como visitar a montanha ou a praia. Teu médico vai ter todas as dicas para ajudar.
É fundamental você estar em contato com teu médico e ser examinado periodicamente para garantir que o pós-operatório está indo bem e te tranquilizar.
A visão melhora lentamente. No caso de ter sido colocado gás dentro do olho, pode demorar até 6 semanas até a visão melhorar.
No caso da cirurgia de buraco de mácula, a visão costuma melhorar por até 3 ou 6 meses.