Nos casos em que o médico tem que usar gás ou ar dentro do olho depois da cirurgia, o paciente está completamente proibido de viajar de avião ou helicóptero, ou viajar para lugares com outra altitude. Isso acontece porque o gás pode expandir e causar aumento da pressão do olho, causando muita dor e risco de perda total e irreversível de visão.
Isso é específico em cirurgias de retina, ou seja, o paciente que faz outras cirurgias do olho não tem limitação de viagem de avião; mas sempre converse com teu médico e se certifique que você está liberado para viajar.
Como dissemos, um paciente operado em São Paulo que teve gás colocado dentro do olho, além de não poder viajar de avião nem helicóptero, também não pode viajar para lugares com pressão atmosférica diferente, como ir para a praia ou para a montanha. Esta limitação geralmente é de 10 dias quando é utilizado ar e de até 8 semanas quando utilizamos gás. Infelizmente isso pode variar de acordo com o paciente e você só pode viajar quando o médico te examinar e te liberar.