Uma coisa importante para a saúde dos olhos, pensando no tratamento precoce das doenças, é um exame super simples, que pode ser feito em casa, mas que quase ninguém sabe e faz.
Quando nós temos uma doença que afeta a visão de um dos olhos, mas não causa olho vermelho nem dor, a pessoa não costuma perceber. Quando a gente ouve isso, pensa que é bobagem. Poxa, se meu olho direito enxergar pior óbvio que eu vou perceber… uma mancha ou uma alteração visual deste lado. Mas geralmente não percebe.
O cérebro usa a imagem dos dois olhos, e se a gente não fechar um olho de cada vez, pode não perceber o problema visual.
Por isso que todas as pessoas, principalmente acima dos 60 anos de idade, devem comparar a visão dos dois olhos uma vez por semana. Fecha um olho, presta atenção na qualidade de visão e compara com o outro olho. Se perceber piora, procura o teu o oftalmologista.
A mesma coisa vale para as crianças, mas no caso delas não precisa fazer o exame toda semana, pode ser a cada semestre ou algo assim.
Nas crianças mais velhas é só parar um filme com legenda e pedir para ler com um olho. Garanta que o olho fechado esteja bem tampado e sem apertar. Em seguida repete o processo no outro lado. Isso basta.
Nas crianças mais novas que não sabem ler basta tampar um olho de cada vez e pedir para a criança pegar um brinquedo ou mostrar uma cor. Se achar que com um olho a criança teve mais facilidade do que com o outro, vale um exame com oftalmologista especializado em crianças.
Então, está é uma dica muito importante, todos os adultos, principalmente depois dos 60 anos de idade precisam comprar a visão dos olhos uma vez por semana.