Na imensa maioria das vezes a pressão alta dos olhos não causa dor nem sintomas e desta maneira o oftalmologista precisa medir a pressão dos olhos para descobrir que ela está alterada. O oftalmologista mede a pressão dos olhos durante o exame anual e também em pacientes com risco de ter a doença, como os que precisam utilizar colírios de corticoide ou que tem pessoas com glaucoma na família.
De maneira geral a pressão normal de cada olho é de até 21 mmHg (milímetros de mercúrio). Em alguns casos a pessoa pode ter pressão aumentada em apenas um olho. O aparelho que mede a pressão é chamado de tonômetro e o mais preciso precisa tocar levemente o olho para medir a pressão. O oftalmologista usa anestésico e o paciente não sente dor nenhuma.
A causa do aumento da pressão varia, pode ser por causa genética ou causada por uma outra doença ou medicamento.
Se a pressão não for tratada o paciente vai apresentar perda do campo visual e eventualmente cegueira irreversível.
Em 2020 a família Belfort completa 100 anos de oftalmologia e 120 anos de visão. São 4 gerações de professores pesquisadores e 5 gerações em ótica, desde o tataravô astrônomo. Somos especialistas em tratar doenças dos olhos e promover saúde ocular e boa visão. Excelência da medicina moderna, com o carinho e cuidado da medicina de antigamente.
Para agendar uma consulta com a nossa equipe, é só entrar em contato: ligar para (11) 3062-0517 ; Whattsapp (11)95091-6626 ou e-mail para contato@clinicabelfort.com.br .
Artigo escrito pela equipe da Clínica Belfort. Atualizado em 2020. Proibida reprodução parcial ou total sem autorização. Este artigo contém apenas informações gerais sobre doenças oculares e não substitui a avaliação por oftalmologista.