O descolamento de retina é considerado uma urgência porque o resultado do tratamento, mesmo quando tratado pelo melhor cirurgião e com os melhores aparelhos depende de quanto tempo demorou para o paciente ser operado. Num mundo perfeito o paciente deve ser operado no mesmo dia que apresentou o descolamento, ou no máximo no dia seguinte. Isso porque a retina é a parte mais nobre para enxergarmos e quando ela descola as células da retina ficam privadas de nutrição e oxigênio e começam a morrer.
As causas mais comuns de descolamento de retina incluem miopia, trauma, retinopatia diabética, mas qualquer pessoa pode ter. A pessoa com descolamento de retina costuma sentir fenômenos luminosos no canto dos olhos, como se visse um flash de luz, também costuma perceber o aparecimento ou o aumento das moscas volantes, aquelas pequenas opacidades que flutuam na frente da visão.
O médico deve ser avisado logo e realizar o exame com a pupila dilatada. Dependendo do tipo de descolamento sabemos o tratamento adequado, que pode ser com aplicação de laser, mas geralmente é necessária cirurgia para colar a retina e salvar a visão do paciente.
Hoje existem aparelhos incríveis e médicos treinados por anos nestas técnicas para aumentar a chance de sucesso e evitar a perda de visão.