De maneira geral o diabetes leve, inicial e moderado não causa sintomas nos olhos. Quando o paciente tem diabetes mal compensado há mais de 10 anos, começa a ter risco de desenvolver doença na retina, chamada de retinopatia diabética.
Além disso, o paciente também costuma ter catarata antes da hora e pode ter outras alterações, como visão dupla.
Sem dúvida a doença da retina é o maior problema, com risco de perda da visão. O paciente começa a enxergar embaçado e muitas vezes tem perda da visão de uma hora para a outra, por uma hemorragia dentro do olho. Para evitar esta situação complicada e que causa muita angústia e sofrimento, os pacientes com diabetes devem passar no exame com oftalmologista todo ano, onde eles terão as pupilas bem dilatadas e a retina será examinada. Pode ser necessário algum exame especial. Desta maneira, se começar a ter alterações, podemos tratar e evitar a forma mais grave da doença.
Todo o paciente que tem diabetes precisa ser examinado pelo médico oftalmologista uma vez ao ano e ter suas pupilas dilatadas para ser bem avaliado e, no caso de alterações de retina, seja tratado assim que possível para evitar a piora da visão.