Quando a retina está descolada, temos diferentes técnicas para colar a retina na posição correta. Se a retina está sendo puxada (tracionada), com tendência de ficar descolada, ou nos casos de muito risco de voltar a descolar, o médico precisa utilizar uma substância chamada “óleo de silicone”. Esta substância especial desenvolvida especialmente para a cirurgia nos olhos aumenta a taxa de sucesso da cirurgia e a chance da retina ficar colada.
Isso não quer dizer que seja sempre a melhor opção utilizar óleo de silicone. Ele causa uma piora passageira da visão do paciente, apresenta pequena chance de ser tóxico e requer uma segunda cirurgia para ser retirado, geralmente 3 a 6 meses depois da cirurgia inicial. Desta maneira, se possível, o médico utiliza outras substâncias, reservando o óleo apenas para casos realmente necessários. Um cirurgião experiente sabe escolher o melhor material.
Geralmente, quando examinamos o paciente no consultório antes da cirurgia, podemos avaliar o tipo de descolamento de retina e já decidir se vai ser necessário utilizar óleo de silicone, mas às vezes apenas durante a cirurgia o médico toma a decisão final. Garanta que teu médico conversou com você sobre isso antes e depois da cirurgia de retina.