Agendamento
Telefone: (55) 11 3062-0517

Quando devo levar meu filho no oftalmologista?

O bebê faz a primeira triagem de problemas oftalmológicos assim que nasce, ainda pelo médico pediatra neonatologista e este exame é chamado de “teste do reflexo vermelho”. O mesmo teste deve ser repetido aos três meses de idade, também pelo pediatra e no caso de estar alterado a criança deve ser examinada por um oftalmologista especializado assim que possível. Doenças como prematuridade, catarata congênita e retinoblastomas podem alterar este exame e, apresar de muito raras, devem ser tratadas rapidamente. Se tudo estiver bem a criança deve ser examinada por um oftalmologista aos 3 e aos 5 anos.

A também criança deve ser examinada por um oftalmologista sempre que os pais percebam alterações como estrabismo (quando um olho da criança parece estar torto ou desalinhado em relação ao outro), alergia (quando a criança tem coceira nos olhos), trauma (algum acidente ou trauma que envolva o olho), alteração visível do olho da criança (mancha, alteração na transparência da córnea, etc) ou quando percebem que a criança não esta enxergando bem.

Durante a infância a criança não enxerga tão bem como os adultos e isto é normal, faz parte do desenvolvimento da visão. Apenas aos 6 anos de idade a criança tem a visão desenvolvida como a de um adulto e é importante identificar problemas até esta idade porque muitas vezes quando tratados a criança ainda tem tempo de desenvolver a visão no olho pior. Desta maneira, durante os primeiros anos de vida, não havendo os problemas mencionados acima (estrabismo, etc) o mais importante é garantir que os dois olhos tenham visão semelhante.

Os pais podem fazer testes simples em casa para saber se a visão entre os dois olhos é parecida:

Com as crianças menores, sugerimos mostrar um livro ou brinquedo colorido e enquanto a criança brinca, tampar um olho de cada vez. Normalmente a criança quer destampar o olho, mas continua brincando enquanto isso. Se a criança apresenta uma reação pior, ficando muito irritada quando o mesmo olho é tampado isso pode demonstrar que o outro olho tem a visão pior, sendo necessário um exame oftalmológico para descartar qualquer problema.

Com as crianças já maiores fica fácil para os pais mostrarem figuras ou objetos para a criança e pedir para que ela o descreva, tampando um olho de cada vez.

 

Artigo escrito pela equipe da Clínica Belfort. Proibida reprodução parcial ou total sem autorização. Este artigo contêm apenas informações gerais sobre doenças oculares e não substituem a avaliação por oftalmologista.

A Clínica Belfort possui a solução mais completa para as doenças oculares. Além de tratamento com os melhores profissionais do país, a clínica conta com os mais diversos exames e cirurgias oftalmológicas.

Para agendar uma consulta com a nossa equipe, é só entrar em contato por e-mail ou ligar em um dos nossos telefones.

Perguntas Frequentes