Agendamento
Telefone: (55) 11 3062-0517

Quem pode operar a miopia? Quais os riscos?

É possível operar a miopia, a cirurgia está cada vez mais segura e precisa, mas não é para todas as pessoas. Exames pré operatórios ajudam o médico a descobrir se a cirurgia é indicada para cada paciente. Algumas alterações como córnea fina ou formato irregular da córnea, chamado de astigmatismo, são fatores que impedem a cirurgia com segurança.

Estes riscos relacionados à espessura e formato da córnea são os mais importantes, em nossa opinião não vale operar se tudo a não ser que esteja tudo normal. O grau do paciente também é importante, de maneira geral a cirurgia é realizada com segurança até 7 graus, a partir daí os riscos aumentam. Se todos os exames estiverem normais o risco da cirurgia é muito pequeno, relacionado a infecções ou alterações na cicatrização.

Converse com seu médico com muita calma e entenda as vantagens e riscos da cirurgia no seu caso, inclusive a necessidade de usar óculos depois dos 40 anos de idade para quem opera e deixa de ser míope. De maneira geral se o paciente está bem de óculos ou lentes de contato não há razão para operar.

 

Artigo escrito pela equipe da Clínica Belfort. Proibida reprodução parcial ou total sem autorização. Este artigo contêm apenas informações gerais sobre doenças oculares e não substituem a avaliação por oftalmologista.

Perguntas Frequentes