Agendamento
Telefone: (55) 11 3062-0517

Visão dupla é problema oftalmológico ou neurológico?

A visão dupla, também chamada de diplopia, é um problema neurológico ou dos músculos ao redor do olho. Nestes casos o pacientes enxerga duplicado quando os olhos estão abertos, mas quando fecha um dos olhos o problema some. Se a visão continua dupla quando um dos olhos está fechado deixa de ser diplopia e outras causas devem ser pesquisadas.

O oftalmologista identifica o problema e tenta determinar qual músculo ou nervo do olho está afetado, para tentar achar a causa do problema. Em seguida costuma-se solicitar um exame de imagem, como uma tomografia de crânio ou uma ressonância nuclear magnética, além de uma consulta com o neurologista. Nestes casos o exame costuma ser feito como urgência.

Raramente a diplopia pode ser causada por doenças graves que ameaçam a vida, especialmente se o paciente apresenta outros sintomas como alteração do tamanho da pupila e uma pálpebra mais caída em relação à outra.

Assista este vídeo explicativo:

Artigo escrito pela equipe da Clínica Belfort. Proibida reprodução parcial ou total sem autorização. Este artigo contêm apenas informações gerais sobre doenças oculares e não substituem a avaliação por oftalmologista.

Perguntas Frequentes