O herpes é uma doença causada por dois tipos de vírus, o herpes simples e o herpes zoster. São dois tipos diferentes de vírus e causam doenças diferentes nos olhos e na pele.

O herpes simples é mais comum, como regra afeta apenas um dos olhos e pode ser tratado, melhorando a visão e impedindo novas crises de infecção. O paciente pode ter lesão na córnea na infecção pelo vírus e depois pode ter inflamação ocular depois que a infecção termina.

No tratamento são utilizados remédios que combatem o vírus, geralmente por via oral, mas raras vezes pode ser necessário medicamente administrado por via endovenosa. Cremes e pomadas hoje são menos utilizados no olho, já que o remédio por via oral funciona muito melhor e é muito seguro. Como exemplo de remédios utilizados nestes casos estão o Aciclovir e o Valaciclovir.

Muitas vezes o herpes ocular afeta pacientes com outras doenças, como por exemplo pacientes alérgicos e que fizeram transplante de córnea, sendo sempre necessário que o oftalmologista pense no herpes como causa do problema, para diagnosticar e tratar de maneira correta.

O Herpes zoster costuma afetar pacientes mais velhos e atinge regiões específicas da pele. Pode afetar a face e um dos olhos. Depois que a infecção passa o paciente pode ficar com dor, pela acometimento do nervo pelo vírus. Existem remédios que ajudam a tratar esta “neuropatia” pós herpes. Para o Herpes zoster já existe vacina e pacientes acima dos 60 anos devem conversar com seu médico para considerar a vacinação, desta maneira diminuindo o risco de ter a doença.

Artigo escrito pela equipe da Clínica Belfort. Atualizado em 2018. Proibida reprodução parcial ou total sem autorização. Este artigo e vídeo contêm apenas informações gerais sobre doenças oculares. Este texto não substitui a avaliação por oftalmologista.