Também chamada de PAM (do Inglês – Primary Acquired Melanosis), é fator de risco para desenvolvimento de melanoma ocular, na conjuntiva.
A melanose primária adquirida é uma doença que afeta a conjuntiva de pacientes mais idosos e geralmente de pele clara. Trata-se de uma proliferação dos melanócitos da conjuntiva, que são as células pigmentadas, causando uma coloração marrom na parte branca do olho (aparece como uma pequena mancha marrom na superfície do olho).
Existem dois tipos de melanose primária adquirida: com células atípicas e sem células atípicas. A diferenciação entre estas formas é muito importante porque a melanose primária adquirida com atipia é o mais importante fator de risco para o desenvolvimento de melanoma de conjuntiva, que é um câncer que pode causar perda de visão e ameaçar a vida do paciente. Já na forma “sem atipia” não existe risco de melanoma. O problema é que apenas a biópsia diferencia as duas formas, quando o patologista olha as células no microscópio.
Desta maneira a melanose é uma doença que pode causar câncer de conjuntiva, com risco de perder e visão e a vida.
Sinais e sintomas:
PAM é o aumento de pigmentação da conjuntiva, que recobre a região branca do olho por fora. O paciente ou familiares podem perceber pequenas áreas marrons na conjuntiva, mas o oftalmologista consegue ver com muito mais detalhes com uso de equipamento especial durante a consulta. Não é normal aparecimento de pigmento na conjuntiva do adulto, se isso ocorrer é fundamental que um médico especialista acompanhe. Além do pigmento o paciente não sente nada no início da doença.
Se você perceber a parte branca do olho mais escura ou com mancha marrom avise teu oftalmologista ou procure um especialista em câncer ocular. Estamos as ordens para te examinar.
Tratamento:
O tratamento da melanose primária adquirida depende da presença ou não de atipias. Desta maneira deve ser feita biópsia da conjuntiva (membrana superficial que recobre o olho). Se o resultado comprovar células atípicas deve-se tratar a melanose com mais cirurgia e colírios especiais – geralmente usamos crioterapia ou colírio de quimioterapia chamado de mitomicina. O tratamento do PAM com atipia pode evitar o aparecimento do melanoma que é um cancer com alto risco de ameaçar a vida do paciente. No caso de resultado da biópsia sem células atípicas pode-se acompanhar a melanose com fotografias periódicas.
Muitas vezes a melanose primária adquirida é encontrada ao redor de um melanoma de conjuntiva, já tendo virado um câncer. Para saber mais sobre melanoma de conjuntiva clique aqui.
Na cirurgia utilizamos técnicas especiais que aumentam a chance da pinta toda ser removida, diminuindo o risco dela voltar ou de ficarem células malignas na superfície do olho.
Dr Rubens Belfort Neto foi chefe do maior serviço de oncologia ocular da América Latina e presidente da Sociedade Pan-Americana de Oncologia Ocular. Além de professor e pesquisador em oncologia ocular atende na clínica Belfort pacientes de toda América Latina.
Em 2020 a família Belfort completa 100 anos de oftalmologia e 120 anos de visão. São 4 gerações de professores pesquisadores e 5 gerações em ótica, desde o tataravô astrônomo. Somos especialistas em tratar doenças dos olhos e promover saúde ocular e boa visão. Excelência da medicina moderna, com o carinho e cuidado da medicina de antigamente.
Para agendar uma consulta com a nossa equipe, é só entrar em contato: ligar para (11) 3062-0517 ; Whattsapp (11)95091-6626 ou e-mail para contato@clinicabelfort.com.br .
Artigo escrito pela equipe da Clínica Belfort. Atualizado em 2021. Proibida reprodução parcial ou total sem autorização. Este artigo contém apenas informações gerais sobre doenças oculares e não substitui a avaliação por oftalmologista.