Nevus de coroide (fundo do olho)
O nevus é uma pinta do fundo do olho. Ele não pode ser visto a olho nu, o médico precisa dilatar as pupilas e usar equipamento especial para identificar a pinta. Esta pinta é benigna e não causa doença na imensa maioria das vezes, mas em alguns casos pode crescer e se transformar em um câncer chamado melanoma.
Geralmente a pinta é identificada em um exame de rotina, quando o oftalmologista examina a retina. Se for identificada a pinta o oftalmologista pode escolher encaminhar o paciente para um oncologista ocular. Podem ser solicitados exames como fotografia do fundo do olho (retinografia), além de ultrassom e tomografia de coerência óptica (OCT).
Tratamento
O tratamento é acompanhar o nevus, a não ser que ele comece a crescer. Um pequeno número de nevus (menos de 1%) pode crescer e dar origem ao câncer chamado melanoma. Por isso os pacientes com nevus devem ser examinados anualmente, para garantir que a pinta não está crescendo.
Apesar de muito raro, no caso de crescimento existe risco de transformação maligna em câncer (melanoma de coroide) e pode ser necessário tratamento com cirurgia ou radioterapia, na forma de placa de braquiterapia.
Artigo escrito pela equipe da Clínica Belfort. Proibida reprodução parcial ou total sem autorização. Este artigo e vídeo contêm apenas informações gerais sobre doenças oculares. Este texto não substitui a avaliação por oftalmologista.