Diplopia é a alteração da posição dos olhos que causa visão dupla. A visão dupla pode ser mínima e percebida apenas como visão borrada, ou causar o aparecimento de duas imagens que podem estar lado a lado ou uma em cima da outra.
A diplopia é causada por alteração nos músculos ou nervos ao redor dos olhos e, como regra, não é uma doença do olho propriamente dito, mas da posição dos olhos. Resulta de alteração nos músculos extra oculares, geralmente paralisia temporária ou permanente de um destes músculos. A causa da diplopia pode ser no sistema nervoso central, nos nervos que comandam os músculos ou no músculo propriamente dito.
Por definição a diplopia é sempre binocular, aparece com os dois olhos abertos, tampando um olho de cada vez a visão dupla tem que desaparecer.
Auto exame
Para verificar se existe diplopia o paciente pode fazer um teste rápido e simples: tampar um olho de cada vez. A visão dupla deve desaparecer com um dos olhos tampados e existir apenas com os dois olhos enxergando ao mesmo tempo.
Causas
Existem diversas causas para a diplopia. Examinando o paciente o oftalmologista consegue determinar qual o músculo ou nervo acometidos e, com isso, a causa mais provável para a visão dupla. Algumas destas causas incluem diabetes, pressão alta, trauma, acidente vascular cerebral (derrame) e outras doenças como tumores, aneurismas, doença de graves ou alterações mais raras como esclerose múltipla, miastenia gravis, etc.
Casos de visão dupla precisam ser examinados assim que possível para descartar doenças graves como aneurismas cerebrais, etc Depois do exame oftalmológico costuma ser necessário exame de imagem tipo ressonância nuclear magnética ou angiografia.
Tratamento
O tratamento da visão dupla depende da causa e o mais importante é excluir causar raras, mas graves, de doenças que ameaçam a vida do pacientes. Exemplos destas doenças são aneurisma cerebral e tumores cerebrais. Causas mais comuns são doenças como diabetes e pressão alta.
Depois de descartadas estas doenças o médico pode corrigir a visão dupla com óculos especiais, aplicação de botox® ou até mesmo cirurgia. Um tratamento temporário é ocluir um olho para conseguir enxergar melhor.
Este artigo e vídeo foram produzidos pela equipe da Clínica Belfort. Proibida reprodução parcial ou total sem autorização. Estas informações são gerais e não substituem consulta com médico oftalmologista.