A fosseta de papila óptica (mais conhecida como pit de papila, na nomenclatura em inglês) é uma alteração do fundo do olho caracterizada por uma pequena malformação do nervo óptico – estrutura que conecta o globo ocular ao cérebro. Esse defeito do nervo óptico pode levar a um lento acúmulo de líquido na retina e consequentemente, a uma piora progressiva da acuidade visual.
É uma doença rara, que acomete uma em cada dez mil pessoas e afeta homens e mulheres da mesma forma. A boa notícia é que em 90% dos casos afeta apenas um olho do paciente. Tem distribuição semelhante entre homens e mulheres mas, curiosamente, os sintomas começam a aparecer em indivíduos jovens (entre 20 e 30 anos).
Existem duas teorias que tentam explicar a origem desse líquido: enquanto alguns cientistas defendem que ele vem do vítreo (que é o gel que preenche a cavidade interna do olho); outros acreditam que ele seja, na verdade, líquor (o mesmo líquido que reveste o cérebro e a medula espinhal).
O diagnóstico é feito pelo exame oftalmológico associado à tomografia de coerência óptica (OCT) da retina.
Tratamento
O tratamento da fosseta de papila é cirúrgico, através de um procedimento chamado vitrectomia. A cirurgia é realizada sob anestesia geral de curta duração para total segurança do paciente. Equipamentos de ultima geração devem ser utilizados para permitir ao cirurgião controle total durante a cirurgia, que é realizada no centro cirúrgico. O paciente é liberado horas depois da cirurgia, não sendo necessário dormir no hospital. Depois da cirurgia o paciente utiliza colírios que diminuem o risco de infecção e controlam a inflamação.
A recuperação da visão acontece de forma lenta e gradual e pode levar de seis meses a um ano. Mas, geralmente, nos primeiros meses os pacientes já tem uma melhora perceptível da acuidade visual.
Em 2020 a família Belfort completa 100 anos de oftalmologia e 120 anos de visão. São 4 gerações de professores pesquisadores e 5 gerações em ótica, desde o tataravô astrônomo. Somos especialistas em tratar doenças dos olhos e promover saúde ocular e boa visão. Excelência da medicina moderna, com o carinho e cuidado da medicina de antigamente.
Para agendar uma consulta com a nossa equipe, é só entrar em contato: ligar para (11) 3062-0517 ; Whattsapp (11) 95091-6626 ou e-mail para contato@clinicabelfort.com.br .
Artigo escrito pela equipe da Clínica Belfort. Atualizado em 2021. Proibida reprodução parcial ou total sem autorização. Este artigo contém apenas informações gerais sobre doenças oculares e não substitui a avaliação por oftalmologista.
A Clínica Belfort possui a solução mais completa para as doenças oculares. Além de tratamento com os melhores profissionais do país, a clínica conta com os mais diversos exames e cirurgias oftalmológicas.